[plonegov-br] Licitação de Plone

Érico Andrei ericof em gmail.com
Sexta Novembro 23 12:29:32 BRST 2012

Caro,

    Sou um dos sócios da Simples Consultoria e me lembro de ter visto o
edital de vocês.

    Ao menos no nosso ponto de vista o uso de pontos de função para
desenvolvimento em Plone acaba sendo contraproducente dado que ele
incentiva a "reinvenção da roda" por parte do fornecedor a fim de que o
projeto seja economicamente viável -- afinal, existe uma relação direta
entre código desenvolvido e remuneração.

    Uma das grandes vantagens do Plone é exatamente o fato de que boa parte
das funcionalidades já está pronta e o trabalho de um bom integrador é
saber configurá-las de maneira a garantir o sucesso do projeto para o
cliente. Aliás, as melhores implementações Plone que conheço tem mais
linhas de testes do que de funcionalidade E configuração.

    Não é necessário dizer que tratar portais como projetos de software
costuma ser um erro dada a necessidade, constante, de adaptação dos portais
ao aprendizado que você tem no dia a dia. O Plone é um software -- e nós da
comunidade Plone o tratamos como tal -- os projetos desenvolvidos com ele
não devem ser.

    De qualquer maneira, dado que o edital já está publicado, eu sugiro
apenas que vocês estejam atentos ao uso adequado do Plone. Não tentem
reinventá-lo, não "lutem" contra ele.

    A melhor forma de entender se as decisões que vocês estão tomando são
adequadas -- do ponto de vista Plonístico -- converse com o Márcio Mazza,
desenvolvedor do Interlegis, e que é membro do time de Framework do Plone
(grupo que toma as decisões de futuro do Plone)

Forte abraço,
Érico Andrei

[]s
Érico Andrei