[plonegov-br] Devemos mover nosso repositório para o github.com?

Marcio Mazza marciomazza em gmail.com
Segunda Maio 14 11:38:18 BRT 2012

Ótimas considerações. Não podemos realmente abrir mão do controle
sobre nosso trabalho.
Nesse sentido, ressalto o seguinte:

* em um modelo distribuído, o lugar das coisas é todo lugar: podemos
todos manter cópias de tudo, a um custo baixo, o que é inclusive mais
seguro. Alguns comandos no cron e tudo está copiado e guardado,
sempre.

* na verdade o que está em jogo então não é o armazenamento, porque
também guardaremos cópias idênticas, e sim qual o ponto focal de
colaboração, de interação sobre o código: onde as mudanças serão
vistas, gerenciadas e estimuladas.

* o melhor ponto para este tipo de coisa hoje é o GitHub.

Esta última afirmação é bem categórica, então convém explicar: O
GitHub atingiu uma massa crítica espantosa. Está virando um facebook
do código fonte. A diferença é que as informações de sua rede são
abertas. Ele tem repos privados, mas eles não fazem parte da "rede" de
projetos open source, são outra coisa totalmente seperada: tudo que é
da rede pública tem suas informações abertas, consultáveis e
manipuláveis via API.

Os órgãos públicos usam serviços consagrados por suas redes como
Twitter ou Facebook. O valor do GitHub é o valor da rede que ele
possui. E nós temos muito mais tranquilidade em usá-lo do que em usar
o Facebook, por exemplo. Novamente: tudo que usamos no GitHub é
aberto. Tudo é consultável e operável via API. Podemos clonar tudo e
guardar tudo, sempre.

Nesse sentido podemos usar o serviço como um agregado ao trabalho (um
agregado muito bom) sem nunca depender dele.

** FAQ: Mas só clono os repositórios? E as issues, os comentários, e
tudo mais que são os diferenciais do serviço?

Tudo lá é clonável também. Não por causa do git, mas por causa das API's.
Vejam: http://develop.github.com/

Eu migrei a uns dias atrás todas as issues do plone.ORG.br do
bitbucket para o GitHub. Vejam exemplos de antes e depois:

https://bitbucket.org/ploneorgbr/ploneorgbr.portal.theme/issues?status=new&status=open
https://github.com/pythonbrasil/ploneorgbr.portal.theme/issues?page=1&state=open

Isso só foi possível pq estes serviços possuem API's restful para
operá-los de maneira aberta. Dá pra guardar realmente tudo.
 http://engineering.zauberlabs.com/2012/03/github-enterprise-backups.html
 https://github.com/zauberlabs/backup-github/blob/master/README.md

É isso.