[plonegov-br] Devemos mover nosso repositório para o github.com?

Marcio Mazza marciomazza em gmail.com
Domingo Maio 13 18:28:34 BRT 2012

Esperei bastante tempo para manifestações na lista plonegov-br na thread:
http://colab.interlegis.leg.br/archives/thread/plonegov-br/devemos-mover-nosso-repositorio-para-o-githubcom

Como ninguém mais se manifesta sobre se devemos ou não usar o github,
me sinto à vontade para me juntar a https://github.com/plonegovbr, a
título de experiência.

Algumas considerações:

1) Acredito que o github seja, de muito longe, o melhor local no
momento para hospedar projetos colaborativos de software.
2) O compartilhamento de código no governo é uma questão de licença e
não de local de hospedagem de repositórios.
3) Faço isso como uma experiência e para apoiar a iniciativa.
4) Só considero que posso subir código quando e se minha equipe e meus
chefes concordarem com isso.

Acredito que o melhor modelo para utilizarmos o github seria:

1) Encará-lo como mais uma forma de ampliar o acesso ao nosso
trabalho: imaginemos que ele é mais um portal de colaboração, além do
que cada um tiver (como o colab).
2) Todos devem se comprometer em manter clones (que são cópias) da
totalidade dos repositórios da comunidade, com rotinas regulares de
backup.
    Desta forma a totalidade de nosso código não fica somente nas mãos
do Interlegis mas também com cada um dos órgãos participantes da
comunidade. Isto, que antes seria algo muito estranho, com um DVCS é
natural e fácil.
3) Idem para issues e tudo mais que houver no github: todos rodam uma
rotina que baixa tudo em formato aberto e guarda em backup.

Gostaria muito de ver opiniões, enfim.

[]'s