[plonegov-br] Devemos mover nosso repositório para o github.com?

Érico Andrei ericof em gmail.com
Sexta Abril 27 11:54:22 BRT 2012

Primeiro desculpem a ENORME demora para responder, mas o Márcio endereçou
boa parte das discussões e eu vou apenas responder pontos que ou ficaram em
aberto ou ainda podem ser melhor esclarecidos.

0) SVN x Git (Mercurial/Bazar) : Não é realmente uma questão. A transição
do modelo de repositório centralizado para distribuído é um caminho natural
e, na minha opinião, é uma questão de tempo. É claro, requer mudanças no
seu fluxo de trabalho, mas pela minha experiência, elas costumam ser
rápidas.

1) Plone e GitHub: Sim, o core do Plone mudou inteiro o desenvolvimento
para o GitHub. Por razões históricas as traduções estão no svn do
Collective e ainda não foram movidas, mas é algo que deve acontecer no
futuro.
1.1) Existe/Existiu uma discussão inclusive de se matar o bug tracker que
está no Plone.org (no Trac) e movê-lo para o GitHub, mas até o momento a
comunidade foi contrária pois faria mais mal do que bem.
1.2) A escolha por Git / GitHub foi feita através de uma votação entre os
membros da Plone Foundation e, eu abro meu voto, na época votei contra os
dois.

2) Alguns produtos da comunidade PloneGov.Br vão ser de interesse apenas da
própria comunidade (Exemplo da barra do governo), porém outros produtos
como o de gestão de home da Camara tem uso mais geral. SE um produto como
este é de difícil contribuição, ele não atinge o seu potencial (não tomem a
minha palavra, leiam -- em italiano -- http://bit.ly/KgJtMG)

3) As colocações do Mazza sobre estratégias de way-out são muito válidas e
temos que ter planos para elas. Uma das vantagens do GitHub é que como
temos muito mais gente usando o serviço, não somos os únicos com este tipo
de "problema", então alguém resolve ele antes ;-) (O melhor exemplo é o
mecanismo de gestão do github.com/plonegobr que é o mesmo usado pelo
collective do Plone, com um serviço de cronjob olhando um arquivo de
configuração e realizando as mudanças necessárias via API REST)

O Mazza já se dispôs a dar um treinamento de Git e de GitHub para a
comunidade. Eu também me coloco a disposição para fazer o mesmo.

[]s
Érico Andrei