[plonegov-br] Devemos mover nosso repositório para o github.com?

Marcio Mazza marciomazza em gmail.com
Quinta Abril 26 22:28:01 BRT 2012

Então, para começar, eu achei uma ótima idéia. A rede que o Github
possui é enorme, cresce sem parar, e as funcionalidades oferecidas são
excelentes.

Alguns pontos:

1) Espaço disponível

Existem limites para organizações, mesmo as que somente disponibilizam
código de forma pública. No site dizem que os limites são de 300MB.
Mas não esclarecem se são limites para a soma dos tamanhos de todos os
repos ou para cada repo.

Já mandei email para o suporte do github perguntando sobre isso.
A resposta que recebi não foi clara e dizia basicamente: "Nossos
limites são de 1GiB por repositório, livre ou pago. Temos que
atualizar o site".

Eles também dizem no site que seus limites são negociáveis.

Nestas circunstâncias, acho que espaço não deve se tornar um problema para nós.

2) Plano de backup e de saída

No caso de mudarmos, precisamos de backups completos do conjunto de
nossos repositórios, feitos de forma automática e periódica.

Precisamos de:
2.1) um git clone ... em algum cron, para todos os repos.
2.2) Alguma forma de backupear os tickets e o que mais houver fora dos repos

Em uma rápida pesquisa, achei isso. Pode ser que resolva logo tudo de
uma vez. Podemos ler o código (em ruby) e testar:
  http://engineering.zauberlabs.com/2012/03/github-enterprise-backups.html
  https://github.com/zauberlabs/backup-github/blob/master/README.md

3) Se a experiência não for boa, sempre podemos reconsiderar e voltar
para o svn, ou ir para o git do bitbucket, ou mercurial no bitbucket,
ou etc. Mas tudo indica que ninguém vai se arrepender.

1+ para mover.