[plonegov-br] [proposta de leiaute]

Davi Lima davilima6 em gmail.com
Quinta Setembro 8 15:13:44 BRT 2011

Caro Alexandre:

Gostei da versão "pura", e estava para responder ao email sugerindo alguns
ajustes para ficar mais próximo do Enfrentando Crack, quando localizei esta
interessante ferramenta, gratuita, chamada Wirify, e com ela consegui gerar
a imagem que envio anexa.

Proponho que trabalhemos a partir dela, pelo fato de ela já estar pronta,
isto é, já ser uma versão final. Com isso ganharíamos tempo para outros
esforços, como:

   - o acabamento técnico do arquivo fonte: desenhá-lo para extensibilidade,
   troca de cores, linhas-guia para geração de fatias padronizadas etc
   - o produto de fotografias de servidores de órgãos, muito interessante,
   mas que IMHO pertence conceitualmente a um produto independente, e não no
   tema.

Tecnicamente, nosso trabalho seria o que comentei no almoço: separar os
fundos em camadas independentes, em escala de cinza, e, como exemplo de
personalização para cada órgão, já aplicaríamos uma cor padrão com o recurso
Color overlay (Layer effect do Photoshop, precisaria pesquisar similar no
Gimp). O processo de troca de cor ficaria assim bem simples e flexível e
estaria documentado junto à distribuição do PSD (ou XCF, formato do Gimp).
Um segundo auxílio que poderíamos prestar seria disponibilizarmos o arquivo
já com as linhas-guia e de fatiamento. Isso facilitaria a atualização das
imagens do tema.

Outro caminho seria colorir os fundos cinza no próprio navegador, utilizando
divs coloridos e transparentes. Apesar de mais elegante e ágil (essa cor
poderia ser configurada no painel Plone que planejamos), essa estratégia a
princípio não funcionaria no Internet Explorer inferior ao 9.

Abs!
Davi Lima