[plonegov-br] PloneGov-BR - reunião MPOG

Davi Lima davilima6 em gmail.com
Quinta Junho 30 08:15:06 BRT 2011

Em 28 de junho de 2011 20:27, André Domarques <domarques em gmail.com>escreveu:

> Olá Pessoal!
>
> Apesar de estar um tempo afastado do mundo PZP (mas devo retomar em breve),
> sempre tive interesse em criar um tema base utilizando o grid 960.gs que
> utilizo em 98% dos meus projetos. Sobre isso, apenas devemos lembrar da
> compatibilidade para o maior número de browsers possível, lembro-me de um
> tempo atrás que o Limi criou um grid para o plone, mas não sei se está ou
> será usado, cheguei a testar na ocasião e infelizmente não ficou legal no
> IE6. Apesar de que o IE6 está caindo em desuso, ainda se tem muitos usuários
> [...]

O Limi criou o grid "Deco.gs" que é base do tema do Plone 4 (codinome
Sunburst) e também do framework Deco para manipulação de blocos (adeus
portlets e viewlets). Para conhecer bem esse grid system, sugiro assistir à
palestra do próprio criador:

   - http://plone.blip.tv/file/3020558/

Sobre ser incompatível com IE6, precisamos procurar essa informação na web
bem como validar nós mesmos, porém acredito que a versão atual seja
completamente compatível. Se alguém puder essa validação, demonstrando com
print screens, a comunidade agradece.

> Eu até fiz um tema padrão baseado no 960.gs com colunas flexíveis
> (tamanho, posição e quantidade) e com medidas fixas e/ou proporcionais,
> configurável pelo usuário (sem precisar ir no código diretamente) e
> compatível com o maior número de browsers, mas para o Drupal 6.x. No Plone
> 3+, por conta das viewlets não tive tempo para prosseguir para fazer algo
> mais elegante e automatizado, daí fiz manualmente mesmo. Estou desenvolvendo
> um projeto pessoal com o Plone 4 e provavelmente irei criar um tema padrão
> usando o 960.gs.

Gosto do 960.gs, porém sugiro mantermos o que o Plone já usa.

> Por fim, se puder ajudar em algo, estarei a disposição.

Sim, toda ajuda é bem-vinda. Acho que o mais trabalhoso que temos pela
frente é estudar bem as cartilhas do MPOG e tirar de lá nossas tarefas de
implementação do tema, uma a uma. Devemos fazer um sprint no FISL (ainda sem
data/sala) para oferecermos à aprovação desta comunidade uma base de código
inicial.

> Adm. André Domarques

Abraços!
Davi Lima