[plonegov-br] PloneGov-BR - reunião MPOG

Davi Lima davilima6 em gmail.com
Terça Junho 28 19:58:33 BRT 2011

Para Plone 4 é importante considerarmos o grid CSS que o mesmo traz no novo
tema padrão Sunburst, ou seja, devemos pensar em uma largura que seja
proporcional à largura das colunas e dos espaçamentos entrecolunas.

Por exemplo, apesar de ser possível fazer um site com 980px - ou
até 1000px em alguns casos -, é preferível adotarmos 960px, porque assim
conseguimos tamanhos de colunas mais saudáveis para trabalhar. Com 960px,
podemos optar entre 16 colunas de 40px, com 20px de entrecolunagem, ou 12
colunas de 60px, com os mesmos 20px de entrecolunagem (10px para cada lado,
em termos de CSS).

Com relação aos tamanhos de tela, em vez de fazermos três (ou mais) produtos
de tema (e assim multiplicarmos o trabalho de manutenção), sugiro usarmos o
recurso de "CSS Media Queries", com ajuda da biblioteca Modernizr, que
facilitará nosso trabalho de detecção das features do browser utilizado,
seja em mobile, telas grandes ou os mais tradicionais 800x600, 1024x768 etc.

O Plone 4.2 está planejado para implementar HTML5, provavelmente já
incluindo o Modernizr em sua distribuição. Portanto, estaremos indo ao
encontro das tendências da plataforma. Seguem alguns links para conhecer
sobre isso tudo:

http://dev.plone.org/plone/ticket/11300

http://www.modernizr.com/

http://www.slideshare.net/michaelenslow/its-a-mod-world-a-practical-guide-to-rocking-modernizr

[]s
Davi Lima

PS: Tudo isso vale igualmente para Plone 3. Mesmo ele não tendo um grid CSS
por baixo do tema, facilitaremos os futuros trabalhos de migração se
decidirmos a largura considerando esses termos de grid.