[plonegov-br] Sprint FISL 2011

Davi Lima davilima6 em gmail.com
Terça Julho 5 18:11:58 BRT 2011

Olá pessoal. Desculpem não ter enviado o relato do sprint ontem. Segue:

1) O sprint aconteceu das 9h às 14h e, além de alguns curiosos, participaram
somente eu e a Patrícia da Presidência.

2) A Patrícia informou que a maioria dos sites públicos usa versão 3 do
Plone. Com esse foco, inicializamos o repositório com a versão Plone 3 do
produto de tema "plonegovbr.tema".

3) Localizamos no site da SECOM a versão expansível do código da barra
superior do governo e a implementamos como um viewlet do produto de tema.

4) A Patrícia conseguiu versões impressas das cartilhas de melhores práticas
do MPOG, no que juntos analisamos as de Usabilidade e Codificação,
identificando os itens que são passíveis de serem transformados em testes
automatizados. Disponibilizarei tais itens em breve, provavelmente usando o
recurso de *highlight* no GoogleDocs.

*Como próximos passos, sugiro:*

1) Reunir-se em Brasília para dar continuidade às discussões.

2) Enriquecer o wiki do projeto:
http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PloneGovProjetoTema

3) Priorizar e criar testes de interface automatizados com base nos itens
identificados nas cartilhas do MPOG. Isso permitirá afirmações como *"O
produto plonegovbr.tema não só atende como garante o controle de qualidade
com relação a tantos % das recomendações do MPOG para portais públicos"*.
Além disso, servirá de incentivo/exemplo para que os futuros temas
implementados com base em plonegovbr.tema adotem a prática de testes,
evitando regressões retrabalhos etc. Sugestão: Usar splinter (Python)
http://splinter.cobrateam.info/ e
http://www.slideshare.net/franciscosouza/testando-interfaces-web-com-splinter-8481476

4) Implementar versão Plone 4 do tema, herdando de "Sunburst Theme", se
possível dentro do próprio pacote plonegovbr.tema.

5) Integrar Modernizr.js para detectarmos funcionalidades de HTML5 e CSS3 e
oferecermos alternativas a navegadores que não suportem tais
funcionalidades.

6) Definir, documentar e testar o processo de extensão de plonegovbr.tema
para um órgão público específico.

7) Documentar e integrar Diazo e z3c.jbot a fim de suavizar a curva de
adaptação deste plonegovbr.tema para órgãos públicos.

Atenciosamente,
Davi Lima