[plonegov-br] portal-cidade

Simone Dornelas Costa sidornellas em gmail.com
Sexta Março 26 09:01:24 BRT 2010

Olá, bom dia a todos.

Vi as respostas achei bem legal  a troca de informação através da lista, bem
rápida.

Mas enfim,

Atualmente eu trabalho na instituição Doctum no departamento de tecnologia,
sendo a mesma instituição onde estou concluindo a graduação
em ciência da computação e este ano conheci Plone e Zope.
Estamos com vários projetos de portais que vamos utilizar Plone e o primeiro
portal que estamos concluindo o desenvolvimento foi um portal para a
prefeitura da minha cidade, dai surgiu a idéia de padronizar portais das
prefeituras através de estudos dos portais atuais dos governos municipais e
desenvolver um produto baseado nos estudos realizados.

Trabalho com o Jacson Tiola, ele trabalhou no projeto portal-modelo, e ele
sugeriu esse trabalho, achei interessante e estou correndo atrás...
Conversei com a minha orientadora, que é esposa de Jacson, e estamos com
medo de não dar tempo de implementar o portal-cidade devido ao tempo da
pesquisa que tem que ser realizada em cima dos portais das prefeituras, pois
primeiramente pensamos em consultar as prefeituras... mas quero propor um
modelo e layout na monografia e desenvolver o produto a parte, caso não dê
tempo de finalizá-lo a tempo de defender o estudo proposto.

Seria muito interessante para dar continuidade ao meu estudo/analise dos
portais das prefeituras ter como orientação ou conhecimento de como foi
feita a pesquisa do portal-modelo pela Interlegis e como chegaram a
conclusão que o modelo proposto atenderia as casas legislativas ... caso
isso não seja possível, gostaria de sugestões/criticas sobre o estudo, algum
estudo conhecido que deu certo com essa finalidade, ou finalidade parecida.
O estudo que eu pretendo desenvolver atualmente seria analise do portal de
algumas prefeituras identificando os requisitos funcionais e não-funcionais,
pois outros estudos como questionário, entrevistas realizadas com as
prefeituras seria muito custoso e demandaria muito tempo, "atrasando" o
desenvolvimento do trabalho proposto.

Estou aberta a sugestões e criticas..conto com a colaboração de vocês.

Obrigada a todos pela colaboração.

2010/3/25 Paulo Henrique Gabatteli Vieira - SERAGI <
paulo.gabatteli em tjdft.jus.br>