[plonegov-br] CONSEGI 2010

Leila M leilamx em hotmail.com
Quinta Junho 3 21:31:48 BRT 2010

Obrigada Wilton, sua explicação foi esclarecedora.
Procurarei vocês posteriormente para troca de idéias.
Grande abraço

Leila

Date: Wed, 2 Jun 2010 19:29:17 -0300
From: wiltonsa em gmail.com
To: plonegov-br em listas.interlegis.gov.br
Subject: Re: [plonegov-br] CONSEGI 2010

Leila, a postagem foi do Fábio, mas como estou participando do processo vou dar um pitaco.

Não precisa entrar em pânico.

Estamos avaliando outra ferramenta na intranet, pois ela tem requisitos específicos e porque o processo avaliativo e comparativo nos permite escolher, planejar e identificar possíveis oportunidades e desafios no presente e no futuro.

Uma ferramenta de portal/intranet transcende a questões técnicas e envolve questões de RH, administração, educação, motivação, mercado, etc.

Não é certo que a intranet não será em Plone, inclusive ele está muito bem cotado.

Ocorre que estamos numa fase de amadurecimento da solução de intranet.
A intranet, para nós, poderá ser algo além de gestão de conteúdo ou ferramenta de comunicação.
Estamos avaliando a integração com sistemas java (que é difundido na CD e é a plataforma oficial de desenvolvimento de aplicações), uso de portlets padronizados, mapeamento de processo de negócios (BPM) e outras funcionalidades que não são atendidas pelo plone de imediato.

Então, não se trata de abandonarmos o plone e sim de estarmos avaliando qual a ferramenta adequada para as nossas necessidades.
Pior seria forçar uma ferramenta para fazer o que não é o propósito dela.

Cada organização tem seu nível de amadurecimento em soluções e requisitos de forma distinta.

Eu mesmo, defendo a utilização/experimentação de outra ferramenta na intranet da CD, e os motivos ao meu ver são:
Estamos maduros para avaliar outra ferramenta;Os requisitos organizacionais mudaram;
Podemos agregar valor na solução, pois temos conhecimento das dificuldades e oportunidades da solução atual;
Então fique tranquila que o Plone tem, ao meu ver, vida longa e útil na CD e em várias outras organizações que conheço, mas isso não impede de avaliarmos outras ferramentas.

O próprio plone é exemplo disto, pois várias das inovações recentes foram implementadas pelas necessidades surgidas ao se comparar ou avaliar ele em relação a outras ferramentas.

Com certeza o Fábio pode lhe enviar mais detalhes, mas o que posso dizer é que só estamos reavaliando porque a CD já está num processo de busca de solução para intranet iniciado em 2002.

Acredito que vocês estão no caminho certo, escolhendo uma ferramenta que  oferece resultados rápidos, a custos razoáveis, num padrão aberto e livre e com evolução contínua.

Quem sabe, daqui a 3 ou 5 anos, vocês estarão num processo de reavaliação e amadurecimento da solução e eventualmente avaliando outras ferramentas.

Eu já passei por Documentum, Plone, Moodle, Sharepoint, Joomla e outras
ferramentas de CMS/ECM e posso dizer que o plone é uma ótima solução.

Abraços.
TOM
wilton.alencar em camara.gov.br