[plonegov-br] CONSEGI 2010

Wilton Alencar wiltonsa em gmail.com
Quarta Junho 2 19:29:17 BRT 2010

Leila, a postagem foi do Fábio, mas como estou participando do processo vou
dar um pitaco.

Não precisa entrar em pânico.

Estamos avaliando outra ferramenta na intranet, pois ela tem requisitos
específicos e porque o processo avaliativo e comparativo nos permite
escolher, planejar e identificar possíveis oportunidades e desafios no
presente e no futuro.
Uma ferramenta de portal/intranet transcende a questões técnicas e envolve
questões de RH, administração, educação, motivação, mercado, etc.

Não é certo que a intranet não será em Plone, inclusive ele está muito bem
cotado.
Ocorre que estamos numa fase de amadurecimento da solução de intranet.
A intranet, para nós, poderá ser algo além de gestão de conteúdo ou
ferramenta de comunicação.
Estamos avaliando a integração com sistemas java (que é difundido na CD e é
a plataforma oficial de desenvolvimento de aplicações), uso de portlets
padronizados, mapeamento de processo de negócios (BPM) e outras
funcionalidades que não são atendidas pelo plone de imediato.
Então, não se trata de abandonarmos o plone e sim de estarmos avaliando qual
a ferramenta adequada para as nossas necessidades.
Pior seria forçar uma ferramenta para fazer o que não é o propósito dela.

Cada organização tem seu nível de amadurecimento em soluções e requisitos de
forma distinta.
Eu mesmo, defendo a utilização/experimentação de outra ferramenta na
intranet da CD, e os motivos ao meu ver são:

   - Estamos maduros para avaliar outra ferramenta;
   - Os requisitos organizacionais mudaram;
   - Podemos agregar valor na solução, pois temos conhecimento das
   dificuldades e oportunidades da solução atual;

Então fique tranquila que o Plone tem, ao meu ver, vida longa e útil na CD e
em várias outras organizações que conheço, mas isso não impede de avaliarmos
outras ferramentas.

O próprio plone é exemplo disto, pois várias das inovações recentes foram
implementadas pelas necessidades surgidas ao se comparar ou avaliar ele em
relação a outras ferramentas.

Com certeza o Fábio pode lhe enviar mais detalhes, mas o que posso dizer é
que só estamos reavaliando porque a CD já está num processo de busca de
solução para intranet iniciado em 2002.

Acredito que vocês estão no caminho certo, escolhendo uma ferramenta que
oferece resultados rápidos, a custos razoáveis, num padrão aberto e livre e
com evolução contínua.

Quem sabe, daqui a 3 ou 5 anos, vocês estarão num processo de reavaliação e
amadurecimento da solução e eventualmente avaliando outras ferramentas.

Eu já passei por Documentum, Plone, Moodle, Sharepoint, Joomla e outras
ferramentas de CMS/ECM e posso dizer que o plone é uma ótima solução.

Abraços.
TOM
wilton.alencar em camara.gov.br

Cordialmente,