[plonegov-br] PloneGovBR - PythonBrasil [5]

Rudá Porto Filgueiras rudazz em gmail.com
Sábado Setembro 5 10:39:37 BRT 2009

2009/9/4 Marcello Bontempo Salgueiro <mbsalgueiro em linuxmail.org>:
> Também concordo com o Rúda... mas o problema é, o que é o PloneGovBR?!
> O PloneGovBR pra mim é a troca de cases, códigos e experiências entre
> governos sobre o PZP.
>
> Acho que as empresas teriam o papel somente de visualizar o que esta
> ocorrendo na prática. Porque afinal, são raras as empresas que queriam
> compartilhar essa idéia que o PloneGovBR vem implementando(não conheco
> nenhuma que faça isso!), pois ela estaria abrindo suas 'pernas' para
> outras empresas, verem como elas estão trabalhando, assim suas
> concorrentes as engolem.

Concordo que existe interesses divergentes entre o governos e as
empresas. Porém acho que a empresa não precisa "abrir as pernas" para
coloborar. Ou seja, divulgar melhores práticas não significa ensinar
como tudo funciona e entregar um diferencial tecnológico. Na verdade,
quando se precisa de uma consultoria, é por que não se conhecimento ou
experiência para realizar procedimentos complexos e personalizados,
além de assumir a responsabilidades dessas modificações.

> Além do mais, o maior interesse das empressas no PloneGovBR, ao meu ver,
> é que elas devem saber mesmo, o que está rolando na comunidade... o que
> de novo está acontecendo e onde a empresa poderá intervir com um
> diferencial para atuar ou contactar um orgão de governo, para abrir um
> licitação ou sei lá o que.

Desde que exista ética, saber quem usa o que ou está precisando do que
não deveria ser ruim, pois se mais empresas podem participar das
licitações, teoricamente o processo fica mais justo e não privilegia
empresas que tenham informações "especiais" sobre o que acontece. Além
disso, cabe a cada orgão filtrar o que vai publicar ou não na lista,
já que ela é pública.

> Bom isso que eu mero mortal penso...

Acho que é ótimo ouvir e conversar sobre isso, e apesar de fazer um
contra ponto em nessa conversa, vejo que é muito saudável que exista
esse tipo de debate, ajudando a esclarecer qual o papel da comunidade,
quem pode participar e qual o papel de cada ator, etc.

Eu também sou um mero mortal, aliás, todos nós.. :-)

Rudá Porto Filgueiras
http://python-blog.blogspot.com
http://twitter.com/rudaporto