[plonegov-br] RES: Infraestrutura

Ricardo Donato ricardo em etice.ce.gov.br
Terça Setembro 1 12:56:02 BRT 2009

Boa tarde,

primeiramente agradeço a ajuda de todos.

Mas aqui vão aguns detalhes do nosso ambiente:

Existem 4 servidores dedicados ao Zope/Plone, são estes:

Servidor 1 - Sites do Governo em Geral (Servidor Zope/Plone - 40
Instancias) - 8 processadores (Intel(R) Xeon(R) 2.66GHz), 8 GB RAM,
550GB HD;

Servidor 2 - Apache e Mysql (este servidor fica dedicado apenas ao
serviço Apache e guarda o banco de dados de todos os sites do
"Servidor 1" - 8 processadores (Intel(R) Xeon(R) 2.66GHz), 8 GB RAM,
550GB HD;

Servidor 3 - Site do ceara (Portal do Governo), casacivil e gabgov
(Servidor Zope/Plone - 3 Instancias) e um servidor apache dedicado.
Esse servidor não utiliza informações armazenadas nos Servidores 1 e
2. - 8 processadores (Intel(R) Xeon(R) 2.66GHz), 32 GB RAM, 250GB HD;

Servidor 4 - Mysql (este servidor fica dedicado apenas ao serviço de
banco de dados de todos os sites do "Servidor 3" - 4 processadores
(Intel(R) Xeon(R) 2.66GHz), 4 GB RAM, 150GB HD;

No "Servidor 1", possuimos 40 instâncias de sites Zope/Plone rodando
em paralelo no mesmo servidor. O Servidor 2 é dedicado apenas ao
Apache e o banco de dados Mysql. Fizemos uma integração das instancias
do Zope/Plone do "Servidor 1" com o banco e apache do "Servidor 2" e
utilizamos o RelStorage para a utilização do MySQL ao invés do ZODB.

O nosso volume de acessos mensal no Portal do Governo é de 300 GB
mensal (em média) e 675.000 acessos/mês. Unindo todos os sites
inclusive o do Portal do Governo, totaliza em média 800 GB e 1.000.000
acessos/mês.

Resumindo a arquitetura:

Temos 4 servidores, cada site se torna uma instancia e utiliza o MySQL
como repositório de dados. Utilizamos também uma ferramenta para
armazenamento de cache chamada Cache-FU.

Ricardo Donato

Analista de TI

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - ETICE

Contato: (85) 3101-6991

E-mail: ricardo em etice.ce.gov.br

Citando mauro.lemes em caixa.gov.br: