[interlegis] RES: RES: [gial] Dejavú: Será o fim do Interlegis?

mnerling em usp.br mnerling em usp.br
Quarta Fevereiro 6 11:48:59 BRST 2013

Se fosse 'o fim do Interlegis' ele teria terminado de uma forma...agonizante...não é mesmo?
Silêncio 'total' no meio dada a mensagem que respondo e que mostra o 'estado da arte' do Interlegis e de como nós, o povo e os ativistas e estudiosos da causa colaborativa legislativa, vê esse Projeto se esbororar ao longo dos anos com práticas pouco republicanas...
A retomada da reforma administrativa do Senado, esperada há anos pelo povo brasileiro que vê a cada dia enfraquecer a legitimidade da Casa, resgata a oportunidade das camaras legislativas retomarem o grande Projeto de financiamento internacional destinado à 'modernização do legislativo'. O Ministério da Fazenda, a quem pediremos contas sobre o Projeto Interlegis, aporta a contrapartida do BID, porque de forma ativa não temos as informações, restando a forma passiva da lei de transparencia e acesso á informação....
Imaginem um Projeto de 50 milhões de dólares, financiado pelo BID, alardeado como o 'maior projeto de modernização do Estado brasileiro', confrontado com uma mensagem dessas: 'Adivinha quem tá trabalhando pra ir pra SECS?' ou 'Já estamos trabalhando para apresentarmos uma nova emenda'...Será que isso atrapalha os Projetos de interesse do País? Essa é a postura de servidores e empregados do Senado?
Fico me perguntando, ao 'ler' esse jogo de intrigas palacianas da baixa política, por que o interlegis teria que financiar terceirizados, que não realizaram concurso público? Por que os servidores comissionados tomam decisões sem ouvir a comunidade e sem considera-la no processo?
Por que os gastos do programa, as licitações e tanto mais, correm como tipicamente ocorre em modelos patrimonialistas de Estado?
Por que legitimar uma dívida futura de 50 milhões de dólares...sem que efetivamente modernizemos o legislativo brasileiro? http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2011/12/14/interlegis-prorroga-emprestimo-do-bid
Aonde está o Escritório de Projetos? Aonde está o Plano de Metas? Aonde está o cronograma, o orçamento, a contabilidade financeira e patrimonial do Projeto Interlegis? Eu me pergunto quanto custou essa edição/editoração para tanta foto e pouco dado? http://www.interlegis.leg.br/noticias/2012/12/interlegis-brasil-numeros-previstos-no-contrato-com-o-bid-ja-foram-superados... parece que estamos na Dinamarca, ou na Suécia...
Eu continuo esperando a prestação de contas do Interlegis. Eu gostaria de ter, de forma ativa esses dados. Só restará a via passiva?
Por isso eu espero que a Mesa aprove a Reforma Administrativa.
Para que o Interlegis sirva aos propósitos para os quais foi criado e que tem feito muito gente feliz....
Saudações ao povo legislativo, com contribuição da Universidade Pública ao debate.
Att.

Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling
Curso de Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades