[interlegis] provocação

Sexta Junho 22 10:05:29 BRT 2012

Grande André

Parabéns pela ótima provocação.

Também sou um grande admirador da "audácia subversiva" do Dominique Wolton.

Para mim, um dos principais méritos do seu pensamento é justamente o
fato dele trazer a discussão sobre mídia para o lugar de onde ela
nunca poderia ter saído. Falar sobre mídia é falar sobre pessoas, a
tecnologia, apesar do seu papel transformador, funciona "apenas" como
"suporte facilitador" para os relacionamentos entre as pessoas.

No entanto, tenho uma crítica ao pensamento de Walton. Acho que o ele
chama de "cultura sampler" remete a uma visão ainda muito estreita e
míope (do ponto de vista semiótico inclusive) para definir o ato de
"remixar" conteúdos digitais.

Acredito que o termo mais apropriado para o que ele chama de "cultura
sampler", hoje (é importante afirmar que as suas ideias remetem ao já
longínquo ano de 2001, ou seja, já se passou 11 anos, tempo este que
no continumm espaço tempo da cultura digital já pode ser considerado
uma "eternidade")  seria "cultura da reciclagem". Até porque reciclar
digitalmente as mídias é diferente de processos como os de montagem,
colagem, apropriação, sampler (termo muito utilizado por ele para
definir a cultura digital atual) e outros muitas vezes tratados como
antecessores da chamada "digitalização".

Fora essa pequena "discordância", considero Wolton um dos grande nomes
da comunicação atual.

Sem dúvida, uma belíssima provocação meu amigo André.

Nada como começar o dia "ruminando bons pensamentos"... rsrs

Grande abraço

IHT/Brasil
http://InstitutoHT.com.br
http://ComunicacaoChapaBranca.com.br