[interlegis] provocação

Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling mnerling em usp.br
Sexta Junho 22 09:19:52 BRT 2012

MUito bom o artigo do Juremir Machado, André Brum, paradoxal e crítico.
Valeu a leitura porque nos faz pensar sobre esse mundo virtual.
Eu também acredito que 'comunicar' é algo complexo, e que 'implica
reconhecer o outro, a diferença, negociar, conviver, tolerar-se.
Máquinas trocam informação. Não se comunicam'...
Por fim, eu respeito o Dominique Wolton pela capacidade que tem de
andar na 'contramão', como quando defende, 'contra ventos, marés,
pressões, chantagens e mentiras' como disse o Juremir Machado, 'o
enquadramento legal das práticas e experiências na Internet'.
Respeito porque também entendo que 'o maior espaço de liberdade
corresponde ao maior espaço para as grandes perversões financeiras,
criminosas, mafiosas e pornográficas, resultando na maior fonte de
boatos e de manipulações, pois boa parte das informações não tem
confirmação'. É exatamente aí que a LAI - Lei de Acesso à Informação
-, o Governo Aberto, o e-Democracia, os modelos colaborativos, devem
entrar, para equacionar os problemas por dentro e não por meio de
mordaças.
De qualquer forma, só com pensamentos únicos não avançamos.
Bom dia Brasil!
Att.
--
Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling