[interlegis] RES: Apoio a Emenda Interlegis

Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling mnerling em usp.br
Sexta Dezembro 16 15:48:03 BRST 2011

Distinguid em s interlocutor em s,
estamos diante de um Projeto que prevê uma economia anual para os
cofres públicos de R$ 150 milhões - previsão pelo Senador Benedito de
Lira (PP-AL)-, ao apresentar à Comissão de Constituição, Justiça e
Cidadania (CCJ), na quarta-feira 14/12/11, um substitutivo ao projeto
de reforma administrativa do Senado Federal.
Houve um 'pedido de vista coletivo' que adiou a votação para a próxima
reunião da CCJ, no dia 21. O projeto de resolução (PRS 96/09),
conforme o substitutivo de Benedito de Lira, prevê o envio à Comissão
Diretora do Senado de uma série de estudos, a cargo de diversos órgãos
técnicos da Casa, para redimensionar e melhorar o uso de recursos
humanos e materiais.
Entre esses estudos, está a regulamentação do pagamento de horas
extras e a redução de 30% da mão de obra terceirizada, no prazo de
seis meses, tomando como base os números de dezembro de 2010. O
relator estimou, com a redução da mão de obra terceirizada, uma
economia anual superior a R$ 48 milhões.
O Programa Interlegis não vai acabar. Ele precisa ser gerido e
descentralizado, com planejamento estratégico. O ferramental
teconológico, aliado a arte, à ciência acumulada pelos desenvolvedores
na ponta do sistema, dá ao Interlegis um suporte que deve ser
descentralizado, com trasparencia e publicidade.
Em 14 anos os resultados são pífios. O desempemnnho foi ineficiente,
porque não logrou as metas.
Façamos a defesa do Interlegis mais efieciente, com o planejamento,
formulação, implementação e avaliação do Programa com transparencia e
acesso à dados publicos e responsabilidade fiscal.
Levantemos nossa voz por um Interlegis democrático e com gestão
descentralizada. Só assim ele crescerá.
Mantido nos moldes dos últimos 14 anos, será mais difícil chegarmos ao
objetivo da modernização do legislativo na arte de 'legislar e
controlar', por força da representação, a aplicação dos recursos
públicos.
Penso que é hora de apoiar a reforma pelo bem da República.
É a contribuição da Universidade Pública ao debate.
Att.
--
Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling
Curso de Gestão de Políticas Públicas