[interlegis] RES: Reivindicações de 2009 - Questões

Terça Março 16 12:35:33 BRT 2010

Grande amigo André

Você entendeu perfeitamente as minhas colocações. Foi exatamente isso
que eu quis dizer.

Você também levantou um ponto muito importante nessa discussão que eu
gostaria de comentar.

Existe um mito que diz que: as estrutura hierarquicas são "mais ágeis"
do que àquelas não-hierarquicas. Existe uma perigosa "meia verdade"
nessa afirmação. Aqueles que usam essa máxima para advogar em favor da
estrutura hierarquizada, esquecem que existe uma diferença fundamental
entre tomar uma decisão e resolver o problema. Eles esquecem que estão
falando de grandezas inversamente proporcionais (para usar um
argumento matemático). Normalmente, quanto mais célere é processo
decisório, aumentam as chances de "não resolutividade" nas decisões
tomadas. O processo fica ainda mais complicado quando além de célere,
o processo fica restrito a um grupo reduzido de pessoas. Aí quase
sempre o que vemos é a agilização dos erros. Erramos mais rápido e,
consequentemente, erramos mais.

Nas estruturas não-hierarquicas apesar de termos um processo decisório
"menos céleres" o que vemos é um aumento na resolutividade das
decisões. Além do mais, os processos decisórios nesses ambientes geram
um efeito colateral muito benéfico: o engajamento das pessoas. Todos
passam a se sentir responsáveis pela decisão e se comprometem com o
resultado final. Afinal de contas, se as coisas funcionarem eles terão
a sua parcela de contribuição no sucesso daquela iniciativa.

O grande desafio colocado para todos aqueles que acreditam no
Interlegis é a criação do que eu chamo de MEIOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DO
DIÁLOGO COLABORATIVO. É necessário desenvolvermos a nossa própria
ARQUITETURA DA PARTCIPAÇÃO que seja adequada para o nosso ambiente
relacional.

Enfim, esse é um trabalho que NECESSARIAMENTE deve ser feito em COLABORAÇÃO!!!!

Grande abraço

Hélio Teixeira

,  O simples fato de sermos mais ágeis   Ela confundo duas questões

http://ComunicacaoChapaBranca.com.br
http://twitter.com/chapabranca