[interlegis] RES: RES: RES: RES: Reivindicações de 2009 - Questões

Robison Gonçalves de Castro RGCASTRO em senado.gov.br
Terça Março 16 09:37:27 BRT 2010

Caro Fabiano,

Grato por suas palavras. Realmente a pequena equipe de TI (embora valorosa e aguerrida) não é suficiente para atender à comunidade, manter o que existe em funcionamento _ o que inclui nossa SEDE, desenvolver os softwares necessários e ainda atender à modernização de 700 casas em 5 anos (como demanda o contrato) em um País do tamanho do Brasil.

O Pregão Eletrônico realizado em ambiente por eles certificado é uma exigência do BID, nosso financiador.

Quanto às qualificações da empresa, esse é um equilíbrio delicado, que está entregue a nossa área de TI e ao nosso advogado (temos apenas um).

Att,

Róbison Gonçalves de Castro
Diretor de Apoio Técnico e Relações Institucionais do Projeto Interlegis
rgcastro em senado.gov.br
55(61)3303-2618

-----Mensagem original-----
De: interlegis-bounces em listas.interlegis.gov.br [mailto:interlegis-bounces em listas.interlegis.gov.br] Em nome de Fabiano Weimar dos Santos
Enviada em: terça-feira, 16 de março de 2010 09:23
Para: Comunidade do Poder Legislativo
Assunto: Re: [interlegis]RES: RES: RES: Reivindicações de 2009 - Questões

Olá a todos,

eu geralmente fico quieto no meu canto, mas como essa discussão
levantou alguns pontos interessantes vou manifestar minha opnião, em
apoio ao Robson e a decisão tomada pelo Interlegis a respeito dos
editais que estão por vir.

O Interlegis está certo SIM em contratar uma empresa para desenvolver
aplicações e está certíssimo em investir em treinamentos!

Isso não tem nada a ver com a valorização do servidor público (ou a
falta dela). Também não tem nada a ver com a capacidade técnica dos
funcionários que o Interlegis possui. Senhores, trata-se de questão de
ordem prática: há um problema a ser resolvido, demandas das casas que
precisam ser atendidas e alguém tem que fazer isso... e logo. O
Interlegis possui uma equipe técnica qualificada, mas não podemos
assumir que esses "super heróis" farão tudo sozinhos, nem tão pouco
assumir que alguém faria isso de graça no tempo hábil. Contribuições,
como as que faço, não tem nada a ver com a responsabilidade de cumprir
um contrato de desenvolvimento de software e isso não é assunto para
estudantes universitários; isso é assunto sério, para profissionais
resolverem.

Faço votos que o referido edital seja cuidadosamente formulado e
entregue à comunidade um produto final de qualidade superior. O fato
dele ser um pregão me preocupa pois, apesar de haver recomendações do
TCU que contratações dessa natureza sejam feitas por pregão, há
recomendações igualmente interessantes do Ministério do Planejamento
recomendando que contratações de TI considerem o aspecto técnico, e
não apenas preço (mas essa é outra discussão). Nesse sentido, apenas
pediria ao Robson uma atenção especial ao processo de **qualificação**
da empresa que irá prestar esse serviço, obviamente não com o intuito
de beneficiar ninguém (o que seria crime) mas sim de PROTEGER o
Interlegis e as comunidades a ele ligadas de serem lesados por uma
empresa que pratique um preço muito baixo e que tenha capacidade
técnica desejável.

Vamos caprichar no edital viu ;-)

-- Fabiano Weimar

Fabiano Weimar dos Santos [Xiru]