[interlegis] Reivindicações de 2009 - Questões

Sexta Março 12 09:21:21 BRT 2010

Dr. Arno,

*Quanto aos seus questionamentos, (as respostas seguem em negrito)*
Pagaremos para desenvolver o sistema?
*Na verdade sim. Sempre pagamos para desenvolver, já que programadores são
trabalhadores e estes tem que receber por seus serviços. O grande
diferencial é que o código dos softwares é publicado sob a licença GLP, ou
seja livre.*
*
*
Continuará ele livre e não proprietário?
*Com certeza livre, já que tornar quaisquer um dos softwares proprietários
seria ter que jogar tudo que foi desenvolvido fora, inclusive as comunidades
e criar tudo de novo com licenças e contratos e bilhões de investimento.
Além é claro do risco de que a própria comunidade continue com os produtos.*
*
*
Quanto custa, falo $$, na estimativa do interlegis, esse 'pacote' a
ser contratado?
*Bem, sei que os contratos do Interlegis (Senado / Pnud) são sempre
auditados e publicados nas respectivas instituições, bem como os editais de
licitação e de contratação de pessoal, portanto há de se procurar nas
fontes, a não ser que alguém tenha isso mais *
Depois, sobre a 'oferta de cursos': Quais são os dez cursos ofertados?
http://colab.interlegis.gov.br/wiki/CursosPresenciais
Qual o objeto a ser 'licitado'? Quando o Interlegis pensa em abrir o Edital?
*Essa fica com o pessoal do intelegis.*
Por fim, como 'entra' no 'sistema' esses três cursos já formatados
e ofertados pelo Hélio?
*Eles não entraram, estes foram ofertados como projetos a comunidade e ao
interlegis pelo amigo Hélio*
Eles serão disponibilizados gratuitamente por quem os produziu?
*Não, já que o pessoal que produz estão sendo pagos para isso. Portando não
será gratuitamente. Mas se sua pergunta é no sentido de que o conteúdo será
distribuído livremente, bem imagino que sim, já que a grande maioria do
conteúdo produzido até hoje pelo Interlegis é assim.*
Faremos uma compra direta de serviços?
*O que é isso?*
Ampliaremos esses cursos para além do GITEC, para o GIAL e GICOM?
*A grande maioria dos cursos sugeridos são voltados mais a área de
tecnologia do que às outras áreas, mas dependendo da maneira que os cursos
serão disponibilizados, não vejo mal em que as outras áreas tenham acesso.*
Agradeço a gestão do Interlegis pela publicização desses dados.
Att.

*Abraços*
Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
http://uaigeek.blogspot.com