[interlegis] O "bom assédio"

Sexta Setembro 25 20:04:32 BRT 2009

Hélio Teixeira escreveu:
> Pessoal,
>
> Queria dividir com vocês algumas preocupações e também ouvir a opinião
> de vocês. Afinal de contas o Chapa é um produto 100% made in
> Comunidade Interlegis. E vocês não poderiam deixar de ser ouvidos,
> principalmente nas decisões estratégicas.
>
> A projeção alcançada pelo blog já está despertando interesse em alguns
> mega portais brasileiros. Em um evento que participei em São Paulo
> recentemente, os representantes de dois deles (que também participavam
> do mesmo evento e, para a minha surpresa, se confessaram fãs do
> [...]

Oi Hélio,

Eu não acho saudável esse "aprisionamento" do conteúdo do Chapa em um
desses portais. O Chapa nasceu livre e deve continuar livre, de
preferência sob um domínio .org, sem vínculo comercial algum.

Atualmente existe um movimento muito forte da "grande mídia" (e outros
poderes), que está perdendo espaço e voz para os blogs e ferramentas de
mídias sociais, para tentar frear essa crescente libertação democrática
que as pessoas estão vivenciando com a Internet e temos que fazer o
possível para evitar isso. Estas leis esdrúxulas de controle da Internet
que estão surgindo pertencem a esse mesmo contexto.

Sobre os livros, é preciso fazer uma pergunta: É realmente necessário
para o Chapa ter resenhas de livros publicadas? Qual o benefício de se
ter livros para distribuir aos leitores? Eu acho que se o Chapa está
sendo tão assediado é porque ele está fazendo a coisa certa, e nesse
sentido, não deve mudar seu caminho. Não vejo benefício nisso...

Abração,

--
Jean Ferri
Analista de Sistemas