[interlegis] A “democracia digital” seria um mito?

Usuário do Sistema aniltonsasp em ig.com.br
Terça Novembro 10 13:24:49 BRST 2009

Prezados(as)

A democracia digital é uma verdade, é só acompanhar nos diversos
portais de notícias, quase sempre que tem uma reportagem, já existe um
canal para o leitor participar.

Agora, democracia digital como ferramenta de tomada de decisão pelos
parlamentares, estamos muito longe de ver algo assim, nem se quer
existe uma política de Estado para atrair os cidadãos e cidadãs para
os devidos portais das casas legislativas.

No meu entender as casas legislativas e o Estado não tem interesse que
democratizar a decisão do parlamentar. Temos um PL  como exemplo
recente, que é a Campanha Ficha Limpa, com 1.300.000 de assinaturas e
está parado. Agora, as entidades que patrocinaram a campanha está
fazendo outra para que a sociedade civil pressione os parlamentares
para que, pelo menos, comecem os trabalhos....é uma piada.

A democracia digital parlamentar será remendada pela realidade do
poder de TODOS os partidos, que não evoluem e tratam os seus
interesses em detrimento do interesse público.

Para que a democracia digital, direta, participativa ou colaborativa
seja, de verdade, implementada será preciso mexer na Constituição, e
no meu humildade entender, só através de novos partidos que tem como
modelo de gestão a democracia direta para tomada de decisão
legislativa.

Anilton Oliveira
São Paulo-SP