[interlegis] E-democracia

Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling mnerling em usp.br
Quinta Maio 28 10:40:00 BRT 2009

Distinguid em s republican em s E-democrátic em s,
Fico feliz vendo a Academia contribuir na Lista Interlegis com
notícias e ponderações de valor científico positivo.
As colocações do Academico Felipe Biasoli apontam para a ampliação dos
canais democráticos, ainda tão contingenciados e pouco explorados. É
preciso legitimar as instituições democráticas do nosso País.
A "rede social e-democracia" tem o objetivo de ampliar o debate sobre
projetos de lei. Um site que "terá perfil de políticos e permitirá que
os cidadãos sugiram e participem, virtualmente, do trâmite legislativo
da Casa".
O problema a ser enfrentado por todos nós que fazemos as normas ou a
política jurídica: Como esperar que o povo cumpra as leis elaboradas
pelo parlamento para regular certos fatos sociais, se esse mesmo povo
não participa do debate, não é esclarecido, desconhece ou tem
dificuldade para fazer a interpretação da lei?
Esse novo indicador trazido à discussão, responde a um debate anterior
que perguntava sobre o esgotamento de algumas listas. Lembram?
Hoje a tendencia não é o esgotamento, mas sim a inclusão de um numero
cada vez maior de parlamentares dispostos à fazer "com o povo", e não
mais "para" ou "pelo" Povo.
A pluralidade de possibilidades e de aberturas nesse espaço virtual,
aonde o tempo e o espaço adquirem um novo significado, são uma coisa
infinita e fantástica.
Foi uma ótima idéia,  como disse o Hélio, que a Câmara dos Deputados
desenvolve em plataforma de software livre.
Os servidores da Camara trabalhando nesse projeto podem dar mais
detalhes para nós, como bem destacou o Jean.
Há grande "interesse público e espírito público republicano" na idéia
de tentar convencer o pessoal da Câmara dos Deputados a inserir o
sistema Interlegis no Portal Modelo, para que possamos distribuí-lo
para "todas" as Casas Legislativas brasileiras.
Esse é um poderoso instrumento, tanto o é, que a pluralidade também é
sempre muito bem vinda e louvada desde já!
Vivas aos novos espaços de agrupamento para construção coletiva do
conhecimento. Temos aquí um interessante debate. Como fortalecemos
essa idéia?
Att.

--
Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling