[interlegis] E-democracia

Hélio Leite Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Quarta Maio 27 16:11:00 BRT 2009

Felipe,

Enfim estamos saindo do imobilismo. Estamos começando a entender que a
construção do conhecimento deve ser feita de forma coletiva. As
estruturas dinossáuricas do Poder Público brasileiro estão começando a
cair por terra.

A inciativa lançada pela Câmara federal deve abrir o debate nas demais
casas legislativas brasileiras. E o Interlegis PODE e DEVE ser o
grande facilitador desse debate.

Como venho defendendo, chegou a hora das nossas casas legislativas se
abrirem para o diálogo com a sociedade.

Vocês já imaginaram se toda as nossas casas legislativas tivessem em
seus portais um espaço dedicado ao diálogo em torno do seu processo
legislativo? Vocês já imaginaram se todos os portais das nossas casas
legislativas tivessem um espaço para que os cidadãos pudessem formar
as suas próprias trocar idéias entre si em torno dos destinos da sua
cidade, comunidade ou bairro? Vocês já imaginaram se todos os portais
das nossas casas legislativas tivesse um espaço onde um cidadão do
bairro X pudesse criar uma comunidade para reunir todos os
interessados nos problemas do bairro X? Vocês já imaginaram se as
nossas casas tivessem estruturas administrativa-funcionais dedicadas
exclusivamente à análise e ao aproveitamento do conteúdo gerado por
estes usuários?

Bem, isso não é ficção científica não, diversas organizações públicas
ao redor do mundo já estão fazendo isso, e o exemplo do Governo Obama
é só mais um exemplo.

Repito, o Interlegis PODE e DEVE ser o grande facilitador deste
debate. Por que não começamos esse debate dentro do próprio site do
Interlegis?

Que tal oferecermos essas ferramentas às Casas Legislativas
brasileiras nas próximas versões do Portal Modelo?

Que tal iniciarmos já esta discussão?

Grande abraço,

Hélio Teixeira
ALE/AL