[interlegis] RES: RES: Res: Audiências Públicas, qual o seu caratér?

angelo Almeid focosite em ymail.com
Terça Maio 19 23:04:40 BRT 2009

A Audiência Pública é o que por muito tempo o povo brasileiro inconsciente e consciente
cobram, mas, a frustração é tão grande que parece, para muitos, uma piada. Mas, na
verdade é uma realidade - onde na Audiência Pública  - se define o Orçamento Participativo, o povo tem voz ativa para debater, analisar e apresentar as suas manifestações que podem ser necessidades, projetos, atividades que a sociedade municipal têm. Entretanto, em nosso municipio - conseguimos promover um Audiência Pública - para muitos uma novidade - o Gestor Público se submetendo a analisar com
representantes de ONG, Sindicato, Cooperativa e a Secretaria de Finanças definindo onde
e como aplicar os recursos, os setores mais emergentes. E por fim, tirando da atividade
do Contador, no nosso passado era assim, onde ele quem definia baseado na LDO - Lei de Diretores Orçamentária o Orçamento Municipal. Hoje tudo é diferente graças as ferramentas como Ouvidoria On-Line onde permite a expressão de um povo oprimido e frustrado. Dificil será, agora, DESBLOQUEAR O SUB-INCONSCIENTE DE UM POVO OPRIMIDO E TEMENTE A FALAR O QUE PENSA, então, digamos a eles - "seja bem vindo, você, agora, tem voz ativa, é importante a sua idéia, seu ponto de vista", acabou a
ditadura.

Veja um exemplo de sucesso  de Audiência Pública realizada no link http://www.camaradevereadoresdecapela.com.br/noticias/view.asp?id=38
Câmara de Vereadores de Capela.

Ângelo Almeida
www.focosite.com

--- Em qua, 20/5/09, Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com> escreveu:

De: Angelo Marcondes de Oliveira Neto <angelomarcondes em gmail.com>
Assunto: Re: [interlegis] RES: RES: Res: Audiências Públicas, qual o seu caratér?
Para: "Comunidade do Poder Legislativo" <interlegis em listas.interlegis.gov.br>
Data: Quarta-feira, 20 de Maio de 2009, 0:52

Telma,

   Pessoalmente, acho que a motivação do comparecimento do povo as sessões, bem como o acompanhamento das mesmas, se dá através de um processo lento de abertura e transparência das Câmaras Municipais, no qual somos através do Interlegis e de Câmaras como a de Catanduva e de outras do Brasil os principais representantes e articuladores.

   Falta apenas incluir nosso políticos neste processo, já que os são extremamente difíceis de entender isso.
   O que me entristesse muitas das vezes é que este tipo de processo é simplesmente deixado de lado por motivos escusos ou políticos. Mas por outro lado existem iniciativas de ONGs, como a AMARRIBO, que tornou-se o agente fiscalizador dos poderes executivos, legislativo e judiciário na cidade de Ribeirão Bonito, processo este que tem conferido mais cobrança e mais seriedade nos trabalhos públicos desta pequena cidade do interior paulista.

Abraços

Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com