[interlegis] [gial] Como ajudar a resolver o problema da falta de uma estrutura burocrŠtica profissional no Legislativo

Angelo Marcondes de Oliveira Neto angelomarcondes em gmail.com
Segunda Maio 18 10:21:58 BRT 2009


Senhores,

Pessoalmente acho que as quest√Ķes s√£o muito mais motivacionais e emocionais
do que administrativas.
Se de alguma forma tivermos mecanismos adminsitrativos e legais para a
valorização do servidor efetivo, nossos administrador mesmo assim vão achar
um jeito de burla-lo.
Sendo assim, creio que devemos, dentro das possibilidades, além de capacitar
intelectualmente, capacitar também emocionalmente, com cursos e worshops de
motivação. Sendo que estes serão destinados principalmentes aos servidores
efetivos.

Abraços

Angelo Marcondes de Oliveira Neto.
Assessor de inform√°tica. - C√Ęmara Municipal de Carneirinho.
www.cmcarneirinho.mg.gov.br  - uaigeek.blogspot.com
angelomarcondes em gmail.com - (34) 91414287 e 9978-5076
"N√£o existe inseticida para filosofia barata"


2009/5/17 Wagner <wms.jp em hotmail.com>

> Olá Hélio,
>
> Sua sugestão é muito pontual, se deve priorizar a capacitação, sempre que
> possível, para os funcionários efetivos, principalmente porque estamos numa
> fase de planejamento para futuras capacita√ß√Ķes e encontros. Claro que v√£o
> existir lugares onde n√£o h√° nem um funcion√°rio efetivo no setor de TI, que
> ao meu ver já é motivo para uma debate futuro sobre realização de concurso
> p√ļblico, nestes casos aplica-se, como voc√™ sugeriu, o percentual da METADE
> do pessoal ser de efetivos.
>
> Claro que esta vis√£o vai encontrar muitas barreiras, pois na maioria dos
> casos encontram-se funcion√°rios n√£o efetivos participando da equipe de TI e
> da sua Gest√£o. Para que a sua sugest√£o de priorizar os funcion√°rios
> efetivos
> chegue a ser pelo menos analisada, deve-se esta chegar aos ouvidos das
> Gerências mais elevadas das casas legislativas.
>
> Aqui na C√Ęmara Municipal de Jo√£o Pessoa, no setor de TI, contamos com seis
> colaboradores, dois efetivos (eu e o Gabriel) e mais três não efetivos (o
> Coordenador M√°rcio, e os t√©cnicos Leonardo, Jer√īnimo e Arlinton). Pelo
> n√ļmero reduzido de pessoal, creio que todos dever√£o ser capacitados e √© o
> ideal, mas se não é possível, que pelo menos seja dada prioridade aos
> efetivos.
>
> Aproveito também para entrar com outra sugestão já que estamos planejando
> um
> novo encontro, poder√≠amos trocar informa√ß√Ķes sobre a situa√ß√£o atual dos
> sistemas implantados em cada Casa Legislativa, o que tem de novidade, quais
> as √ļltimas vers√Ķes dispon√≠veis e as tecnologias utilizadas. Sei que isso j√°
> foi ponto de debates na lista, mas poderíamos montar um quadro de todas as
> Casas para fazer um comparativo e buscar ajudar as que ainda n√£o chegaram
> no
> ponto ideal, n√£o ficando s√≥ no levantamento das informa√ß√Ķes, mas dando um
> retorno para tentar solucionar os problemas.
>
> Abraço,
>
> Wagner.
> CMJP.
>
> --------------------------------------------------
> From: "Hélio Leite Teixeira" <heliolteixeira em gmail.com>
> Sent: Sunday, May 17, 2009 4:24 PM
> To: "Comunidade do Poder Legislativo" <interlegis em listas.interlegis.gov.br
> >
> Subject: Re: [interlegis][gial] Como ajudar a resolver o problema da falta
> de uma estrutura burocr√°tica profissional no Legislativo
>
> > Entendi Petr√īnio, esse √© um problema de dif√≠cil solu√ß√£o. Quando fiz a
> > minha intervenção foi no intuito de mostrar que mesmo com pequenas
> > estruturas é possível realizar muita coisa, desde que a estrutura não
> > impeça as coisas acontecerem.
> >
> > Quanto a questão do rodízio de pessoal a cada Legislatura, é uma
> > quest√£o muito complicada, pois s√£o poucas as casas que disp√Ķe dentro
> > dos seus quadros de servidores efetivos pessoas com o perfil que possa
> > atender o sem n√ļmero de desafios que os tempos atuais imp√Ķem.
> >
> > Muitas casas n√£o realizam concursos p√ļblicos h√° d√©cadas. E por conta
> > disso, possuem um quadro de pessoal muito limitado e restrito. Com
> > isso, boa parte do serviço fica excessivamente dependente do quadro
> > tempor√°rio de servidores comissionados que muda a cada dois ou quatro
> > anos.
> >
> > Concordo contigo, nem todas as casas legislativa têm a mesma sorte que
> > tivemos em Arapiraca, onde foi possível passarmos o "bastão" para as
> > m√£os de pessoas como o Vanildo e o Alex. Dois profissionais muito
> > capazes e com ótimas idéias e visão de futuro. Que foram (e ainda são)
> > comandados por dois presidentes preocupados com a continuidade  e a
> > melhoria do trabalho iniciado por nós.
> >
> > Como sugest√£o para evitarmos essa verdadeira loteria que acontece a
> > cada mudança de Mesa Diretora, uma das alternativas que eu vejo para o
> > Interlegis, poderia ser a de priorizar em suas a√ß√Ķes de treinamento,
> > os servidores efetivos das casas. Assim, o conhecimento ficaria
> > "retido" na Casa.
> >
> > Como toda regra, esta que estou sugerindo n√£o pode ter nenhum tipo de
> > radicalismo. Pela minha experiência, posso afirmar, com certeza, que
> > em algumas situa√ß√Ķes e contextos n√£o ser√° poss√≠vel seguir √† risca essa
> > regra, pois em algumas casas o pessoal efetivo é muito restrito e
> > limitado.
> >
> > Por isso, talvez o procedimento mais sensato seria estabelecer que nos
> > treinamentos oferecidos pelo programa, pelo menos a METADE das vagas
> > ocupadas por cada Casa Legislativa, sejam preenchidas por servidores
> > efetivos.
> >
> > Grande abraço,
> >
> > Hélio Teixeira
> > ALE/AL
> >
> >
> >
> >
> > 2009/5/17 Petronio Barbosa Lima de Carvalho <petronio em interlegis.gov.br
> >:
> >> Ol√° Helio,
> >> Concordando com suas brilhantes coloca√ß√Ķes, quero reafirmar que quando
> >> faço
> >> referência a "Estrutura Burocrática Profissional", não fiz nenhuma
> >> relação
> >> as famigeradas estruturas organizacionais hierarquicas, onde manda quem
> >> pode, obedece quem têm juízo. Todos nós somos vítimas dessa velha
> >> estrutura
> >> tradicional, e o que mais desejamos √© que nossas organiza√ß√Ķes sejam
> >> √°geis,
> >> inteligentes onde os servidores possam participar do processo decisório
> e
> >> serem reconhecidos por suas habilidades, e n√£o por seus padrinhos.
> >> O que tentei chamar a atenção é para o problema, focando aqui no
> >> Legislativo, da absoluta falta de servidores concursados nas Casas
> >> Legislativas, o que dificulta em muito a estabilidade das mesmas, pois
> >> est√£o
> >> totalmente dependentes de mão de obra temporária. Na mudança de uma
> >> legislatura, junto com a mudança dos parlamentares, praticamente toda a
> >> equipe que trabalhou com os mesmos v√£o embora.
> >> Para o Interlegis, fica muito difícil, pois, com essas mudanças, uma
> Casa
> >> Legislativa que era destaque em uma Legislatura, que contava com uma
> >> Presidência parceira, e com uma equipe trabalhando integrada com o
> >> Interlegis através das Comunidades de Prática, de repente volta a estaca
> >> zero, e desaparece uma relação, que foi tão promissora. Veja por exemplo
> >> o
> >> caso da C√Ęmara Municipal de Arapiraca, que teve no Presidente Nezinho e
> >> em
> >> você, fortes parceiros, e com suas saídas, a Casa sofreu uma perda
> >> irreparável. No seu caso, ainda podemos continuar contando com você, que
> >> simplesmente mudou-se de Casa Legislativa. Cito mais exemplos, como o de
> >> nossos amigos Guido e Helder, que lideravam as Casas Legislativas
> (C√Ęmara
> >> Municipal de João Pessoa e Assembléia Legislativa da Paraíba). Estes
> hoje
> >> n√£o est√£o trabalhando mais no Legislativo.
> >> Ent√£o o que quero colocar em discuss√£o, com forte expectativa que
> >> consigamos
> >> avistar uma luz no fim do t√ļnel, √© que ao final tenhamos uma alternativa
> >> que
> >> possa ser considerada pelo Interlegis, para o benefício do Legislativo,
> >> principalmente e especialmente para as Casas Legislativas de Munícipios
> >> pequenos.
> >> Grande abraço.
> >> Petr√īnio
> >>
> >> 2009/5/17 Hélio Leite Teixeira <heliolteixeira em gmail.com>
> >>>
> >>> Amigo Petr√īnio,
> >>>
> >>> Concordo em g√™nero e n√ļmero com as suas afirma√ß√Ķes. Falta sim
> >>> estrutura material e humana para o funcionamento adequado da imensa
> >>> maioria das nossas organiza√ß√Ķes legislativas. E uma parte importante
> >>> do que poderemos chamar de solução é a realização de concursos
> >>> p√ļblicos para injetarmos "sangue novo" neste processo.
> >>>
> >>> Mas o concurso p√ļblico por si s√≥ n√£o ser√° a solu√ß√£o de todos os males
> >>> que afligem as nossas casas legislativas. √Č preciso modificar a
> >>> estrutura de funcionamento destas casas. Ou melhor, é preciso mudar a
> >>> estrutura de funcionamento do servi√ßo p√ļblico brasileiro.
> >>>
> >>> Nossas casas legislativas foram erigidas dentro do paradigma
> >>> administrativo-funcional da chamada Era Industrial, um modelo baseado
> >>> numa estrutura hierárquica rígida baseada no que chamamos de
> >>> estruturas de "comando e controle".
> >>>
> >>> Em organiza√ß√Ķes dominadas por estruturas excessivamente hier√°rquicas
> >>> as decis√Ķes s√£o tomadas no topo do organograma e transmitidas (ou
> >>> informadas "oficialmente") através de intermediários. O que torna a
> >>> organização e a qualidade do trabalho desenvolvido por ela
> >>> excessivamente dependentes das pessoas que est√£o no comando. Se o
> >>> líder é bom, inteligente, sensível e "democrático" o resultado do
> >>> trabalho, mesmo limitado (pois a decis√£o continuar√° sendo tomada por
> >>> um grupo de "iluminados"), não será de todo ruim. Se o líder é aquele
> >>> cara que só foi nomeado por ser um apadrinhado do político fulano de
> >>> tal, e que muitas vezes n√£o entende patavinas de nada... Bem, os
> >>> resultados vocês todos já conhecem...
> >>>
> >>> O modelo baseado na hierarquia rígida dá proteção ao maior inimigo da
> >>> inovação e da criatividade: a Burocracia que é sustentada (e tratada a
> >>> pão-de-ló) pelos caras do "ora, mas sempre foi assim..." que são
> >>> primo-irm√£os do "nunca foi assim...". "Se eu permanecer quieto no meu
> >>> pequeno cubículo e continuar fazendo o que sempre foi feito, meu
> >>> emprego e o meu sossego estarão garantidos", é o primeiro mandamento
> >>> da cartilha desses caras.
> >>>
> >>> No modelo baseado em "comando e controle" as pessoas n√£o podem se
> >>> expressar livremente pois podem contrariar o chefe, o senhor feudal
> >>> dessas estruturas. Você é pago pra fazer o seu trabalho e ponto final.
> >>>
> >>> Outra característica dessas estruturas é a falta de autonomia que as
> >>> pessoas tem para inovar ou tentar melhorar, aqui o erro é punido
> >>> severamente, logo ele, o irmão gêmeo da inovação. Se ninguém pode
> >>> errar, ent√£o temos que deixar de ser humanos para sermos servidores
> >>> p√ļblicos?
> >>>
> >>> √Č preciso acabar com tudo isso. Precisamos derrubar as barreiras
> >>> impostas pela hierarquia r√≠gida e pelo controle excessivo. √Č preciso
> >>> mais IRREVER√äNCIA no servi√ßo p√ļblico brasileiro.
> >>>
> >>> Como diz o amigo Zeca Martins, ser irreverente não é ser mal educado
> >>> nem arrogante; não é atropelar velhinhas na rua por pura diversão. A
> >>> irreverência necessária à criatividade é a capacidade e a coragem de
> >>> questionar tudo o que se apresenta como definitivo, de olhar
> >>> criticamente aquilo que j√° vem pronto e com o que todo mundo
> >>> imediatamente concorda (algo bastante comum em nossas casas
> >>> legislativas).
> >>>
> >>> As estruturas hierárquicas são também deficientes mentais. São
> >>> estruturas que, por força de lei (como gostam de afirmar os
> >>> burocratas) só podem utilizar o lado esquerdo do cérebro. O serviço
> >>> p√ļblico tem que ser racional, imparcial, impessoal... ou qualquer
> >>> outra coisa desprovida de emoção ou opinião pessoal. Quanta
> >>> bobagem!!!!!!
> >>>
> >>> Uma coisa que aprendi durante a minha vida de administrador e
> >>> profissional de comunicação. Administrar é por natureza uma atividade
> >>> que exige um esforço "bi-polar". Não dá pra administrar usando apenas
> >>> a lógica ou a racionalidade como defendem alguns. Se a lógica pudesse,
> >>> sozinha, resolver ou explicar tudo, ninguém mais nesse mundo colocaria
> >>> um cigarro na boca, ou ninguém teria medo de voar de avião. Lógica é
> >>> essencial, mas sem emoção, não alcançaremos os melhores resultados. Em
> >>> suma, nossas casas legislativas devem pensar menos como institui√ß√Ķes e
> >>> agirem mais como pessoas.
> >>>
> >>> Repito, é preciso desafiar o "sempre foi assim"!!!!!!!!!
> >>>
> >>> Grande abraço,
> >>>
> >>> Grande abraço
> >>> Hélio Teixeira
> >>> ALE/AL
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> 2009/5/17 Petronio Barbosa Lima de Carvalho
> >>> <petronio em interlegis.gov.br>:
> >>> > Ol√° Pessoal,
> >>> > Meu nome √© Petr√īnio Carvalho. Sou servidor efetivo do Senado Federal,
> >>> > onde
> >>> > trabalho desde 1972. Participei da primeira equipe que iniciou o
> >>> > Interlegis,
> >>> > liderada pelo companheiro Armando Nascimento, que foi o idealizador e
> >>> > realizador do Interlegis, pessoa que até hoje nos apóia nos momentos
> >>> > difíceis, com grande experiência e competência.
> >>> > Saí em 2001 do Interlegis para trabalhar em outros projetos no
> >>> > PRODASEN
> >>> > e
> >>> > retornei em 2006 onde pretendo ficar até minha aposentadoria.
> >>> > Atualmente
> >>> > faço parte da equipe de TI, com muito orgulho, onde tenho o prazer de
> >>> > trabalhar com o Jean, Morale, Rodrigo, Américo, Patrícia, Vilson,
> >>> > Julio,
> >>> > Choi, Marcelo, Sidarta, Cacau, Sergio além de uma pequena equipe
> >>> > terceirizada.
> >>> > No contato di√°rio com as Casas Legislativas, quando possivel, tenho
> >>> > orientado os Parlamentares com quem converso, sobre a grande
> >>> > import√Ęncia
> >>> > de
> >>> > investir em Concurso P√ļblico, para formar a intelig√™ncia da Casa.
> >>> > Inicialmente, sugiro a contratação de pelo menos três profissionais
> >>> > para
> >>> > as
> >>> > áreas de TI, Processo Legislativo e Comunicação, para que o primeiro
> >>> > foque
> >>> > na disponibilização do ambiente computacional e na gestão dos
> produtos
> >>> > Interlegis (SAPL e Portal Modelo), para  que os outros dois possam se
> >>> > responsabilizar pela operacionalização destes produtos, fazendo com
> >>> > que
> >>> > a
> >>> > Casa Legislativa possa automatizar o seu Processo Legislativo com o
> >>> > uso
> >>> > do
> >>> > SAPL e publicar o trabalho da Casa Legislativa e de seus
> Parlamentares
> >>> > na
> >>> > Internet utilizando-se do Portal Modelo, e assim estabeleça um canal
> >>> > efetivo
> >>> > de comunic,ação com a população com total transparência.
> >>> > Acontece que o que vejo, quase sempre é que as pequenas Casas
> >>> > Legislativas,
> >>> > com muita boa vontade poderiam estar contratando apenas um
> >>> > profissional.
> >>> > Então quando noto que a Casa é muito humilde, oriento para a
> >>> > Contratação
> >>> > de
> >>> > apenas um Profissional para assumir as tr√™s fun√ß√Ķes acima citadas,
> >>> > frisando
> >>> > que sem pessoas que possam assumir estes papéis, dificilmente o
> >>> > Interlegis
> >>> > conseguirá ajudar, e saliento também que se o Parlamentar quizer
> >>> > deixar
> >>> > sua
> >>> > marca na história da Casa, efetive a contratação do(s) profissional
> >>> > (is)
> >>> > aqui referido(s).
> >>> > Como esta história se repete quase sempre, pergunto ao grupo:
> >>> > - Não seria possível, pensarmos em alguma forma de facilitar o
> >>> > processo
> >>> > de
> >>> > contrata√ß√£o de servidores p√ļblicos para as Casas Legislativas, do
> tipo
> >>> > fazer
> >>> > um Concurso nos moldes que o executivo faz (preenchimento de vagas em
> >>> > todo o
> >>> > território nacional), onde antes haveria uma grande divulgação para
> >>> > que
> >>> > as
> >>> > Casas informem sua necessidade de Recursos Humananos, para
> >>> > levantamento
> >>> > do
> >>> > n√ļmero de vagas para determinadas carreiras, considerando um piso
> >>> > salarial
> >>> > por carreira. A√≠, no per√≠odo de validade do Concurso P√ļblico, muitas
> >>> > Casas
> >>> > Legislativas, poderiam se beneficar da Seleção para contratar.
> >>> > - Sei que este não é um problema trivial, e conto com a competência
> >>> > deste
> >>> > grupo, para que possamos discutir e sair com respostas efetivas para
> >>> > este
> >>> > problema, que ao meu ver é um dos principais problemas do
> Legislativo.
> >>> > Abraços a todos.
> >>> > Petr√īnio
> >>> >
> >>> > --
> >>> > Site da Comunidade GIAL
> >>> > http://colab.interlegis.gov.br
> >>> >
> >>> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
> >>> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
> >>> >
> >>> > Para administrar sua conta visite:
> >>> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/gial
> >>> >
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> --
> >>> Hélio Leite Teixeira
> >>> Assembléia Legislativa de Alagoas
> >>> Acesse o http://ChapaBranca.com
> >>> --
> >>> Site da Comunidade Interlegis
> >>> http://www.interlegis.gov.br
> >>>
> >>> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> >>> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
> >>>
> >>> Para administrar sua conta visite:
> >>> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/interlegis
> >>
> >>
> >> --
> >> Site da Comunidade Interlegis
> >> http://www.interlegis.gov.br
> >>
> >> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> >> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
> >>
> >> Para administrar sua conta visite:
> >> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/interlegis
> >>
> >
> >
> >
> > --
> > Hélio Leite Teixeira
> > Assembléia Legislativa de Alagoas
> > Acesse o http://ChapaBranca.com
> > --
> > Site da Comunidade Interlegis
> > http://www.interlegis.gov.br
> >
> > Para pesquisar o histórico da lista visite:
> > http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
> >
> > Para administrar sua conta visite:
> > http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/interlegis
> >
> --
> Site da Comunidade Interlegis
> http://www.interlegis.gov.br
>
> Para pesquisar o histórico da lista visite:
> http://colab.interlegis.gov.br/wiki/PesquisaListas
>
> Para administrar sua conta visite:
> http://listas.interlegis.gov.br/mailman/listinfo/interlegis
>
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