[interlegis] [gial] Como ajudar a resolver o problema da falta de uma estrutura burocrática profissional no Legislativo

Petronio Barbosa Lima de Carvalho petronio em interlegis.gov.br
Domingo Maio 17 15:43:40 BRT 2009

Olá Helio,
Concordando com suas brilhantes colocações, quero reafirmar que quando faço
referência a "Estrutura Burocrática Profissional", não fiz nenhuma relação
as famigeradas estruturas organizacionais hierarquicas, onde manda quem
pode, obedece quem têm juízo. Todos nós somos vítimas dessa velha estrutura
tradicional, e o que mais desejamos é que nossas organizações sejam ágeis,
inteligentes onde os servidores possam participar do processo decisório e
serem reconhecidos por suas habilidades, e não por seus padrinhos.
O que tentei chamar a atenção é para o problema, focando aqui no
Legislativo, da absoluta falta de servidores concursados nas Casas
Legislativas, o que dificulta em muito a estabilidade das mesmas, pois estão
totalmente dependentes de mão de obra temporária. Na mudança de uma
legislatura, junto com a mudança dos parlamentares, praticamente toda a
equipe que trabalhou com os mesmos vão embora.
Para o Interlegis, fica muito difícil, pois, com essas mudanças, uma Casa
Legislativa que era destaque em uma Legislatura, que contava com uma
Presidência parceira, e com uma equipe trabalhando integrada com o
Interlegis através das Comunidades de Prática, de repente volta a estaca
zero, e desaparece uma relação, que foi tão promissora. Veja por exemplo o
caso da Câmara Municipal de Arapiraca, que teve no Presidente Nezinho e em
você, fortes parceiros, e com suas saídas, a Casa sofreu uma perda
irreparável. No seu caso, ainda podemos continuar contando com você, que
simplesmente mudou-se de Casa Legislativa. Cito mais exemplos, como o de
nossos amigos Guido e Helder, que lideravam as Casas Legislativas (Câmara
Municipal de João Pessoa e Assembléia Legislativa da Paraíba). Estes hoje
não estão trabalhando mais no Legislativo.
Então o que quero colocar em discussão, com forte expectativa que consigamos
avistar uma luz no fim do túnel, é que ao final tenhamos uma alternativa que
possa ser considerada pelo Interlegis, para o benefício do Legislativo,
principalmente e especialmente para as Casas Legislativas de Munícipios
pequenos.
Grande abraço.
Petrônio