[interlegis] [gicom] Campanha para ampliação das comunidades

Hélio Leite Teixeira heliolteixeira em gmail.com
Terça Junho 2 14:43:41 BRT 2009

Amigo Jean,
A sua idéia é fantástica e deve ser abraçada por todos nós com o
espírito semelhante ao de mutirão. Onde todos são atores e cúmplices
da ação.

Vou aproveitar a sua deixa para lançar uma discussão muito importante
e que deve preceder as ações sugeridas por você em sua mensagem. Antes
de discutir ações e/ou campanhas de comunicação é preciso discutir o
futuro da Comunicação do Interlegis. Se não sabemos aonde queremos ir
não chegaremos em lugar algum.

A idéia aqui é AJUDAR os profissionais de comunicação e os gestores do
Programa. Quero tratar da questão por um ponto de vista pouco abordado
até aqui, a chamada visão “da ponta do processo”, trazer um olhar “de
fora” para a questão, apesar de me considerar uma pessoa “de dentro”,
pois além de ser um assíduo colaborador do Programa, sou também um
usuário dos produtos e serviços do Interlegis.

Quero compartilhar com todos vocês um pouco do que penso sobre o tema
e ao mesmo tempo, baseado em minha experiência como profissional de
comunicação, apontar caminhos e soluções para superarmos alguns
desafios que se apresentam neste momento.

O primeiro ponto que desejo abordar é a questão do Planejamento de
Comunicação do programa. A ausência de um planejamento de comunicação
adequado na primeira fase projeto, trouxe conseqüências negativas para
o Programa como um todo. Desde o planejamento da oferta de valor até
na forma como o programa é visto pelo seu target.

Você pode estar me perguntando. Por que é tão importante ter um bom
planejamento de Comunicação?  Para não me estender muito em minha
resposta, pois o assunto renderia mais de um livro, vou me ater apenas
ao aspecto prático da questão.

É através do Planejamento de Comunicação que qualquer organização
planeja a sua oferta de valor - materializada nos seus produtos e
serviços - para os seus públicos. É através do Planejamento de
Comunicação que geramos as expectativas (a promessa de valor) na
cabeça do nosso target. E aqui está um ponto crucial, se gerarmos as
expectativas erradas nas cabeças dos nossos clientes, expectativas que
não podemos atender, fatalmente iremos frustrá-los, e
conseqüentemente, não alcançaremos os nossos objetivos
organizacionais.

No caso do Interlegis, essa mensagem errada trouxe conseqüências
nefastas para a própria marca Interlegis. O conceito mais moderno de
marca aponta para três aspectos ou processos que acontecem na cabeça
dos clientes, e que resultam na imagem de uma marca. O primeiro
aspecto é o do diálogo, uma marca é um diálogo constante, portanto, é
preciso saber o que dizer. O segundo aspecto é o da promessa de valor,
é preciso planejar e comunicar cuidadosamente a oferta de valor da
organização, evitando promessas e/ou mensagens irreais. O terceiro
aspecto é o da experiência, a imagem que os clientes constroem em
nossas cabeças sobre determinada marca, é fruto das experiências que
eles têm temos com os produtos e serviços oferecidos (ou prometidos)
pela marca.

Pois bem, o Interlegis precisa planejar a sua Comunicação. Para com
isso, gerenciar e reposicionar a sua marca na cabeça dos seus
clientes. Apagar a imagem paternalista construída pelas adesões
“compradas” das casas legislativas na fase Um, para uma imagem de
fomentador da modernização, de parceiro do Legislativo no seu caminho
da modernização. (Ouçam o Podcast que publicamos sobre o tema:
http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6033)

O bom de tudo isso é que o Interlegis já dispõe de todas (ou quase
todas) as informações e recursos necessários para a realização de um
Plano de Comunicação, todas as informações já estão disponíveis nos
dados apurados no I CENSO DO LEGISLATIVO.

Explico, de forma resumida e direta, para se comunicar eficazmente, é
preciso identificar uma necessidade; priorizar o que for mais
importante; decidir o que deseja comunicar; torná-lo pertinente para a
audiência e depois repetir, repetir...

Normalmente a fase mais difícil é a primeira, a identificação da
necessidade. No mundo privado as empresas gastam fortunas com
pesquisas e mais pesquisas para entenderem o que se passa na cabeça
dos seus clientes. O Interlegis não tem esse problema, pois a resposta
para todos (ou quase todos) os questionamentos necessários à execução
do Plano de Comunicação, já estão disponíveis no I Censo do
Legislativo, conduzido com maestria pela querida Telma Veturelli e
pelo competentíssimo José Dantas (diretor do Interlegis).

Isso mesmo, o Interlegis possui algo que nenhuma outra organização
tem. O Interlegis tem em suas mãos, um raio-x completíssimo de toda a
estrutura de organizacional, estrutural, política e material de todos
os seus clientes.

Através dos dados do Censo é possível identificar até quantos e quais
clientes estão distribuídos dentro do que chamamos de espectro do
relacionamento.  Explico, toda a Organização (o Interlegis inclusive)
tem os seus clientes distribuídos ao longo de um espectro, que vai
desde aqueles clientes potenciais que não conhecem os nossos produtos
e serviços (as vezes até desconhecem a existência da Organização),
passa por aqueles que conhecem e não utilizam, e vai até o outro
extremo povoado por aqueles que conhecem, utilizam e são
“evangelizadores” dos produtos da Organização. Para cada posição neste
espectro é necessário enviar uma mensagem distinta, e vocês sabem onde
definimos todas essas questões? No Plano de Comunicação.

Para concluir, repito, é preciso elaborar um Plano de Comunicação para
o Interlegis, um Plano de Comunicação que tenha como foco principal o
fortalecimento daquilo que nós temos de mais valioso, as nossas
comunidades. E tenho certeza, não existe lugar melhor para discutir
isso, do que aqui no GICOM.  Como a maioria aqui, eu tenho um monte de
idéias e sugestões que podem ser úteis neste processo. Mas antes mais
nada é preciso iniciarmos o debate e, em minha opinião, este é o
momento ideal para fazermos isso.

Grande abraço,
--
Hélio Leite Teixeira