[gitec] Certificado digital - exemplo das Universidades

Ronaldo Val ronaldobval em gmail.com
Sexta Maio 7 09:48:03 -03 2021

Bom dia Senhoras e Senhores.
Sou Ronaldo Val, Analista de Sistemas da Assembleia Legislativa do Estado
do PI, usuário do SAPL.
Procuramos o Interlegis para resolvermos um problema aqui na Casa a
respeito da informatização de Processos Administrativos, visto que o
Processo Legislativo
já temos a solução.
Inicialmente, tentamos com ajuda de Morale adaptarmos o módulo de protocolo
administrativo do SAPL mas ele não tem os requisitos que atendam à demanda
de um processo administrativo a partir do protocolo.
Saímos de um sistema comercial e fomos buscar uma solução. A partir de
parceria e amizade com o pessoal do Tribunal de Justiça de nosso Estado
fomos informados
que a grande maioria do Poder Judiciário, do Poder Executivo e de algumas
Assembleias Legislativas estão usando para atender ao Processo
Administrativo um sistema
desenvolvido pelo TRF4-RS denominado SEI. Entramos com um pedido de uso e
estamos trabalhando na implantação do referido sistema.
A pessoa que me atende no TRF4 comentou que foi iniciado uma conversa com o
Interlegis para que eles adotassem esse sistema para todo o Legislativo
Brasilieiro,
que o sistema ficasse hospedado no Interlegis tal qual o Portal Modelo, o
SAPL e outras soluções.
Essa negociação está muito lenta e aqui como um Fórum de Debates de
soluções para nosso Legislativo, abro esse comentário para que possamos
juntos viabilizar essa solução
para nosso Legislativo, tal qual realizado pelo Judiciário.
Saibam mais sobre o sistema em:
https://portalsei.uffs.edu.br/orientacoes/manuais
Detalhe: não há custo de aquisição do sistema, o TRF4 através de um termo
de cooperação faz a cessão de uso.
Atenciosamente,
Ronaldo Val.