[gitec] Sessão em ambiente virtual

Câmara Municipal de São João da Mata secretaria em saojoaodamata.mg.leg.br
Sexta Março 20 16:01:39 -03 2020


Prezado colega,

Sou leigo na área de TI e muito pouco compreendi das informações explanadas em sua mensagem, mas percebi que tem conhecimento no assunto e por isso peço sua gentileza para me auxiliar em uma dúvida caso tenha disponibilidade.

Sou servidor da Câmara Municipal de São João da Mata, um pequeno Município com aproximadamente 03 mil habitantes no sua do Estado de Minas Gerais.

O Plenário da Câmara é um pequeno salão com as mesas dos Vereadores formando um U defronte para o espaço do público que é composto por 30 cadeiras almofadadas.

Já tem algum tempo que a Presidente manifestou propósito de registrar as reuniões em vídeo, e até mesmo transmiti-las ao vivo, sendo que o Áudio já é gravado e posteriormente publicado no site.

A qualidade do áudio é bastante inferior e na intenção de registrarmos os vídeos para publicação posterior da mesma forma que se faz com os áudios, foi adquirida uma câmera e um aparelho celular para acessá-la, porém, não obtivemos sucesso porque o áudio da gravação não acompanha as imagens e se produz um certo eco no som.

Tendo em conta o meu pouquíssimo conhecimento no assunto de TI qual seria sua orientação em termos de equipamento para que possamos cogitar da idéia de realizar uma transmissão ao vivo, considerando o uso do software livre que você indicou?

Atenciosamente,
20 de Março de 2020 15:21, "Luciano De Fázio" <lucianodefazio em gmail.com (mailto:lucianodefazio em gmail.com?to=%22Luciano%20De%20F%C3%A1zio%22%20<lucianodefazio em gmail.com>)> escreveu:
 As melhores videoconferências do mundo são baseadas no Jitsi.

O Jitsi –https://jitsi.org (https://jitsi.org) – é um conjunto de projetos de código aberto que permite criar e implantar facilmente soluções seguras de videoconferência. No coração do Jitsi estão o Jitsi Videobridge e o Jitsi Meet, que permitem conferências na Internet, enquanto outros projetos na comunidade permitem outros recursos, como áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea.

Ao contrário de outras tecnologias de videoconferência, o Jitsi Videobridge, o coração do Jitsi, transmite o vídeo e o áudio de todos para todos os participantes, em vez de misturá-los primeiro.

O resultado é menor latência, melhor qualidade e, se você estiver executando seu próprio serviço, uma solução muito mais escalável e barata.

O Jitsi é compatível com o WebRTC, o padrão aberto para comunicação na Web e suporta conceitos avançados de roteamento de vídeo, como transmissão simultânea, estimativas de largura de banda, codificação de vídeo escalável e muitos outros.

Também faz streaming para o youtube e possui app para android e ios.  O Jitsi Meet é uma solução de serviço de videoconferência gratuita e de código aberto que vem com vários recursos premium, como qualidade de som superior, excelente criptografia e privacidade e disponibilidade universal de várias plataformas. Com a ajuda do Jitsi Meet, você pode facilmente configurar um serviço de videoconferência impressionante.  
 Cleiton de Paula Tavares Paiva 
 Agente Administrativo 

 SECRETARIA DA CÂMARA MUNICIPAL

 Tel. Fax.: ( 35) 3455-1239
 E-mail: secretaria em saojoaodamata.mg.leg.br
 Site: www.saojoaodamata.mg.leg.br

Atendimento de segunda a sexta-feira das 12 às 17 horas.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/attachments/20200320/ec14c0f8/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image.png
Tipo: image/png
Tamanho: 50594 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/attachments/20200320/ec14c0f8/attachment.png>


Mais detalhes sobre a lista de discussão GITEC