[gitec] Retirar PM3 do VMware e instalar em Ubuntu server ou outra VM livre

Jose Luiz Lacowicz polacowicz em gmail.com
Quarta Setembro 11 05:47:25 BRT 2019

Bom dia

estou instalando e configurando o PM3 no Parlamento de Timor.

A Rafaela preconfigurou o PM para funcionar com 3 idiomas e foi
trazido para Timor para instalar em maquina virtual.

O que ocorre é que foi instalado no VMware aqui.

Quando somente eu estava configurando estava mais ou menos,
mas agora que iniciei as capacitações se 4 ou 5 usuários se
conectam ele fica uma lesma. Até para.

Segundo me passaram é problema de cache da VM, e o técnico
aqui tem receio de alterar as configurações do VMware e danificar
o Portal.
E que tem dezenas de VM funcionando ao mesmo tempo em servidor
com pouca memória.

Instalei Linux server em outro servidor e o SAPL via docker. Ficou um avião.
Está funcionando interno aqui como protocolo e documentos administrativos.
eles querem que fique somente na rede interna do Parlamento.

Quanto ao Portal, passei mais de um mês incluindo conteúdo e modificando
segundo estão me pedindo.

Já fiz backup dos dados com um script que me passaram.

Conversei com  outro técnico que vai trabalhar com o Portal e vamos
reservar outro servidor e instalar ubuntu server e uma maquina virtual
livre.

Ai pergunto:
O que instalar no Ubuntu server ?   Apache ?

Tem dependências (arquivos adicionais)  que precisam ser instaladas ?

qual versao do ubuntu server indicam ?

E o principal ->  como faço para baixar o Portal que veio do Brasil e tudo
o mais que eu coloquei aqui no PM3 de dentro WMware para instalar na outra
maquina virtual livre ?

Qual maquina virtual devo instalar no Ubuntu server e com quais
configurações ?
Brinquei um pouco com MV, mas nada de produção.

Ou tem como instalar direto no Ubuntu server, instalando o Plone ?
Talvez instalar padrão via docker e depois substituir o Portal dentro do
Plone ?

Desculpe incomodar.

Abraços

José Luiz