[gitec] Licitação de computadores all-in-one

Flávio Mattos flavio em campomourao.pr.leg.br
Quinta Novembro 14 11:55:45 BRST 2019

Olá Daniella. Há alguns anos nossa Câmara comprou 10 All in One da Dell. No termo de referencia procure especificar o máximo de coisas que você puder. Por exemplo, especifique qual o tamanho e resolução da tela; o modelo, clock e memória cache do processador; o modelo e a quantidade de memória RAM; se deverá possuir drive de CD; se tem câmera integrada e o modelo dela; especifique a quantidade de portas USB que o pc deve possuir; se vier com mouse e teclado, exija que os mesmos sejam do mesmo fabricante do pc; qual a versão do windows que deve vir instalada, e exija que venha instalado de fábrica, tanto o windows quanto o office. Por um pouco a mais, os computadores (pelo menos da dell e da hp) podem vir com garantia estendida. Eu comprei os meus com 3 anos de garantia do fabricante com suporte técnico com atendimento no local. Exija que todos os componentes sejam fabricados pelo fabricante do equipamento (máquinas montadas costumam possuir peças de vários fabricantes). Exija que a BIOS seja fabricada ou desenvolvida pela marca (quando o computador é iniciado, a logomarca exibida é a do fabricante, não a da placa mãe). Exija que seja entregue em embalagem lacrada pelo fabricante (desta forma, vc vai saber se o windows ou o office foram instalados por terceiros, pois se não forem do fabricante, provavelmente serão pirata).

Dependendo da quantidade que vc vai comprar, vc consegue preços mais em conta direto com parceiros dos fabricantes (a dell, a hp e a positivo fazem isso).

É possível também exigir declarações dos fabricantes atestando que o fornecedor está homologado a vender seus produtos.

Espero ter contribuído.
14 de Novembro de 2019 10:09, "Informática - CMCL" <informatica em conselheirolafaiete.mg.leg.br (mailto:informatica em conselheirolafaiete.mg.leg.br?to=%22Inform%C3%A1tica%20-%20CMCL%22%20<informatica em conselheirolafaiete.mg.leg.br>)> escreveu:
Bom dia.

Estou fazendo um Termo de Referência para licitar computadores all-in-one e gostaria de "barrar" computadores montados pelos fabricantes, aceitando somente computadores "prontos de fábrica".
Alguém da lista já fez licitação parecida? Poderia me ajudar na especificação?

Agradeço a atenção.
Daniella I. Barros
Analista de Sistemas
Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete - MG
(31) 3769-8103 - 7 às 13h