[gitec] Software de Tramitacao de Documentos Eletrônicos

Ricardo Aires Simas ricardoasimas em gmail.com
Segunda Junho 10 16:22:51 BRT 2019


Boa tarde grupo.
Há bastante tempo venho mantendo contato com o TRF4 para instalação do SEI
aqui na Câmara de Uruguaiana. Acredito ser uma excelente ferramenta.
A demora não tem a ver com burocracia, mas sim com a quantidade de
servidores que, atualmente, estão disponíveis para efetuarem a implantação,
configuração, manutenção e treinamento do SEI. É um grupo muito reduzido,
dentro do TRF.
No entanto, existe uma alternativa que depende de vontade política.
O Presidente do TRF-4 está disposto a fazer uma parceria com o Senado
Federal para que a equipe do Interlegis possa fazer a implantação do SEI
nos legislativos brasileiros.
O que falta para isso acontecer???
Falta apenas que o Presidente do Senado, hoje Senador Davi Alcolumbre,
envie um ofício ao Presidente do TRF-4 manifestando interesse em firmar
essa parceria.
Em 2018, pedimos o apoio da Senadora Ana Amélia (anexo)
Em 2019, solicitamos apoio ao Senador Heinze (anexo).

Se outros municípios, de todo o Brasil, pedirem apoio aos seus Senadores
para que intercedam junto ao Presidente do Senado, é possível que seja
firmada esta parceria e, com isto, as cedências do SEI sejam mais rápidas.

Abraços.

*Prof. Ricardo Aires Simas*
Câmara Municipal de Uruguaiana/RS
ricardoasimas em gmail.com
protocolo em uruguaiana.rs.leg.br
Cel.: (55) 9.9609-2732 - Whatsapp


Em ter, 4 de jun de 2019 às 08:55, Ivan Garcia <ivan em cmm.pr.gov.br>
escreveu:

> Bom dia a todos!
>
> Tenho acompanhado essa discussão, e não posso deixar de dar minha
> contribuição, uma vez que vi citarem que existe reclamação de uso do SEI.
> Implantamos o SEI na Câmara Municipal de Maringá no ano de 2014, e só
> tenho uma palavra sobre ele: EXCELENTE.
> Vale a pena esperar para utilizá-lo. Temos 100% do nosso processo
> legislativo tramitando no SEI e mais de 80% do nosso processo
> administrativo. Não temos reclamação nenhuma a fazer sobre esse sistema.
> Apenas para citar alguns órgãos usuários do SEI que eu me lembro: Governo
> Federal (mais de 80 órgãos federais - Min. Planejamento, Min. Justiça, AGU,
> PRF, ANATEL, ANAC), todos os Tribunais Regionais Federais, Prefeitura de
> São Paulo, STJ, STF, MPF, e a Prefeitura aqui da minha cidade que assinou o
> termo no mês passado. Acho que é uma lista considerável pra demonstrar o
> poder do sistema.
> Quem quiser saber mais sobre nossa experiência com o SEI pode me procurar,
> mas infelizmente não podemos fazer demonstração porque é só com o pessoal
> do TRF da 4a. Região em Porto Alegre.
>
> Atenciosamente,
>
> Ivan Marcos de Souza Garcia
> Coordenador da Divisão de TI
> Câmara Municipal de Maringá
> (44)3027-4071 / (44)99852-3200
>
> ----- Mensagem original -----
> De: "Leandro Matos" <leandromatos em congonhas.mg.leg.br>
> Para: "Grupo Interlegis de Tecnologia" <gitec em listas.interlegis.gov.br>
> Enviadas: Terça-feira, 4 de junho de 2019 8:30:37
> Assunto: Re: [gitec] Software de Tramitacao de Documentos Eletrônicos
>
> Concordo Peterson,
>
> Quem sabe em um futuro próximo o módulo de documentos administrativos do
> SAPL atenda esta demanda, incorporando dentro dele os conceitos do SPDO, os
> aperfeiçoando, seria ótimo. Pelo que eu usei até hoje o trâmite que é
> possível fazer no SAPL é apenas de acompanhamento, o ideal é ter um trâmite
> de responsabilidade dos arquivos assim como o SPDO e o SEI fazem. O SPDO
> infelizmente foi descontinuado, e o SEI, não entendo toda esta burocracia e
> demora para conseguir.
>
>
> Atenciosamente,
> Leandro Matos da Silva
> Técnico de Informática
> Câmara Municipal de Congonhas
> (31) 3731-1840 Ramal 201
>
>
>
> 3 de junho de 2019 18:55, "Piter" <
> peterson.franca em primaveradoleste.mt.leg.br> escreveu:
>
> > Aqui em Primavera do Leste - MT também temos interesse em alguma solução
> desse tipo, o SEI vi
> > muitas pessoas reclamarem,andei olhando o módulo de documentos
> administrativos do SAPL, talvez
> > evoluindo um pouco possa atender esse tipo de demanda.
> >
> > Peterson Stamm França
> > Analista de Informática
> > Câmara Municipal de Primavera do Leste - MT
> >
> > 3 de junho de 2019 16:45, "Bruno S. Oliveira" <
> bruno.oliveira em cmc.pr.gov.br> escreveu:
> >
> >> Olá pessoal,
> >> Nós da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também temos interesse nesta
> >> discussão.
> >>
> >> Possuímos hoje um sistema para trâmite das proposições mas estamos
> >> estudando sua substituição por um sistema de Processo Eletrônico
> >> incluindo certificação digital. Nestes estudos iniciais conversamos com
> >> o pessoal do TJ-PR, responsáveis pelo sistema Projudi, que indicaram que
> >> pretendem abandonar a certificação digital de documentos pelos usuários
> >> e utilizar autenticação de dois fatores para criação/upload de
> >> documentos. Neste cenário a assinatura digital do processo será feita
> >> pelo Tribunal (através de seu e-CNPJ), simplificando bastante o
> >> processo.
> >>
> >> Hoje o pessoal da Câmara Municipal de Belo Horizonte entrou em contato
> >> conosco aqui na CMC nos fazendo a mesma pergunta do colega Leandro de
> >> Congonhas. Encaminhei a ele esta discussão e sugeri que entrasse nesta
> >> lista de discussão.
> >>
> >> Esperamos poder contribuir!
> >>
> >> ---
> >> Bruno S. Oliveira
> >> Diretoria de Informática
> >> Câmara Municipal de Curitiba
> >> +55 41 3350 4815
> >>
> >>> ---------- Forwarded message ---------
> >>> From: LEANDRO MATOS <leandromatos em congonhas.mg.leg.br>
> >>> Date: Fri, May 31, 2019 at 9:29 AM
> >>> Subject: Re: [gitec] Software de Tramitacao de Documentos Eletrônicos
> >>> To: Grupo Interlegis de Tecnologia <gitec em listas.interlegis.gov.br>
> >>>
> >>> Compreendo,
> >>>
> >>> No nosso caso já possuímos vários processos bem definidos, como
> >>> acredito que seja parecido para as demais casas legislativas.
> >>> De início não pretendemos adotar o software para todos os processos,
> >>> mas sim gradativamente, começando por rotinas mais simples como
> >>> requerimentos de férias e depois avançando para as demais. Intendo que
> >>> ainda sim, alguns trâmites sejam mais complicados adotar em 100%.
> >>> Com relação ao SPDO, já criei um ambiente de teste com ele, porém
> >>> quando se trata da assinatura dos documentos, eu teria que assiná-los
> >>> digitalmente para depois anexá-los ao sistema, já o SEI tem opção de
> >>> assinar via autenticação de login, o que diminuiria os custos com
> >>> contratação de certificado digital para vários servidores. Outra função
> >>> que eu não me lembro bem se o SPDO tinha, mas no SEI há a possibilidade
> >>> de criar documentos em um editor de texto incorporado na ferramenta,
> >>> inclusive se baseando em modelos, sem a necessidade de ficar anexando
> >>> documentos.
> >>> Estamos na expectativa de conseguir o SEI, mas pela demora estou
> >>> buscando outras soluções.
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> LEANDRO MATOS DA SILVA
> >>> Técnico de Informática
> >>> Câmara Municipal de Congonhas
> >>> (31) 3731-1840 Ramal 201
> >>>
> >>> 31 de maio de 2019 09:18, "Angelo Marcondes de Oliveira Neto"
> >>> <angelomarcondes em gmail.com> escreveu:
> >>>
> >>> Interessante,
> >>>
> >>> Se é por software, então isso significa que você já possui um método
> >>> para gerir o fluxo de papel físico e já sabe onde quer chegar com o
> >>> software.
> >>>
> >>> Por favor não me entenda mal. Este questionamento é apenas para
> >>> entender sua demanda e como você "almeja" lidar com esta.
> >>>
> >>> Pessoalmente já refleti várias vezes sobre como diminuir o fluxo de
> >>> papel, mas sem aumentar a carga de trabalho. Pois, por experiência no
> >>> setor contábil, o que acontece é justamente o contrário.
> >>>
> >>> Abraços
> >>>
> >>> Angelo Marcondes de Oliveira Neto
> >>> @uaigeek
> >>> +55 34 991414287
> >>> Carneirinho-MG
> >>>
> >>> Em qui, 30 de mai de 2019 14:28, Leandro Matos
> >>> <leandromatos em congonhas.mg.leg.br> escreveu:
> >>>
> >>> A demanda é por software mesmo.
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> LEANDRO MATOS DA SILVA
> >>> Técnico de Informática
> >>> Câmara Municipal de Congonhas
> >>> (31) 3731-1840 Ramal 201
> >>>
> >>> 30 de maio de 2019 12:36, "Angelo Marcondes de Oliveira Neto"
> >>> <angelomarcondes em gmail.com> escreveu:
> >>>
> >>> Leandro,
> >>>
> >>> Você já parou para refletir se a sua demanda é por software ou por
> >>> método?
> >>>
> >>> Abraços
> >>>
> >>> ANGELO MARCONDES DE OLIVEIRA NETO
> >>> angelomarcondes em gmail.com
> >>> (34) 9 9141 4287
> >>> Carneirinho - MG
> >>>
> >>> Em qui, 30 de mai de 2019 às 09:29, Leandro Matos
> >>> <leandromatos em congonhas.mg.leg.br> escreveu:
> >>>
> >>> Bom dia Pessoal!
> >>>
> >>> Aqui na Câmara Municipal de Congonhas estamos com uma demanda muito
> >>> forte de um sistema de Tramitação de Documentos Administrativos
> >>> Eletrônicos , queremos diminuir a quantidade de papel e ter maior
> >>> controle sobre os processos.
> >>> Pelo o que fiquei sabendo o SPDO foi descontinuado, e não consegui até
> >>> hoje achar nenhum outro bom software Open Source que faça esta função
> >>> bem feita. Já testei vários, inclusive o Alfresco, mas não gostei ou
> >>> não achei adequado.
> >>> Uma alternativa basteante viável seria o SEI - Sistema Eletrônico de
> >>> Informações, mantido pelo TRF4, porém já estamos a mais de um ano na
> >>> fila de espera para a concessão do software e até agora nada.
> >>> O SEI seria o ideal, porém devido a demora estou em busca de outras
> >>> alternativas, alguém da comunidade já utiliza algum software deste
> >>> tipo, ou saberia me indicar algum?
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> LEANDRO MATOS DA SILVA
> >>> Técnico de Informática
> >>> Câmara Municipal de Congonhas
> >>> (31) 3731-1840 Ramal 201
> >>>
> >>> --
> >>> Histórico do grupo:
> >>>
> http://colab.interlegis.leg.br/search/?type=thread&order=latest&list=gitec
> >>>
> >>> Regras de participação:
> >>> http://colab.interlegis.leg.br/wiki/ComoParticiparComunidade
> >>>
> >>> Para administrar ou excluir sua conta visite:
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> >>
> >> --
> >> Histórico do grupo:
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Nome: Of Escola 01 - Apoio Heinze - SEI.pdf
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Tamanho: 64676 bytes
Descrição: não disponível
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Nome: Oficio conjunto Ana Amélia.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 64409 bytes
Descrição: não disponível
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