[gitec] Fwd: desenvolvimento para o SAPL

Terça Junho 4 16:28:23 BRT 2019

Olá Silva...
desculpe a demora em responder...

*vou encaminhar minha resposta (com sua pergunta) para vc e para o gitec
por achar pertinente tanto sua dúvida quanto as possibilidades que vou
apresentar, possibilidades que são mais dúvidas do que respostas*

então,

temos pelo menos três possibilidades:

   1. desenvolver um app mobile que use celulares com biometria.
      1. o básico desse app seria possuir um campo de configuração onde vc
      colocaria a URL da câmara municipal que se quer trabalhar e a partir daí
      seria alimentado e autenticado pelo sapl dessa URL
      2. como seria a oferta da ferramenta?
         1. android, qual linguagem?
         2. iphones?
         3. multi-plataforma, através de qual tecnologia?
         4. quem vai custear a disponibilidade na play store e apple store
         2. utilizar leitor biométrico através de um desktop/notebook para
   cada parlamentar
      1. terá que ter um app desktop para comunicar com esse leitor
      2. vai atender windows e linux?
   3. utilizar arduino + leitor biométrico
      1. ???

em todas as possibilidades, na api do sapl deverá ser implementado os
endpoints necessários para autenticação e comunicação.

extra:
* segundo o que diz aqui
https://medium.com/yudiz-solutions/make-progressive-web-app-pwa-your-best-friend-3da4b4455ff7
aqui https://w3c.github.io/webauthn/
teríamos uma quarta possibilidade, já é (ou será em breve) possível
desenvolver um PWA com acesso a Web Authentication API dos dispositivos
mobile os quais fariam autenticação por biometria... viabilidades...

isso implica transformar o SAPL em um PWA, coisa que está muito próximo de
ser, devido ao sapl-frontend que já está no sapl desde 3.1.142...

hoje meu portal, que é (um CMS + SAPL + SAAP) é PWA e possui comunicação
WebSocket para alimentação em tempo real com o plenário... assim que as
soluções tecnológicas apresentas em https://w3c.github.io/webauthn/ estiverem
mais maduras pretendo incluir neste contexto tecnológico, a autenticação
biométrica...

*Leandro Jataí*