[gitec] Software de Tramitacao de Documentos Eletrônicos

Ramiro B. da Luz ramiroluz em gmail.com
Terça Junho 4 11:58:50 BRT 2019


On Tue, Jun 4, 2019 at 8:31 AM Leandro Matos <
leandromatos em congonhas.mg.leg.br> wrote:
>
> Concordo Peterson,
>
> Quem sabe em um futuro próximo o módulo de documentos administrativos do
SAPL atenda esta demanda, incorporando dentro dele os conceitos do SPDO, os
aperfeiçoando, seria ótimo. Pelo que eu usei até hoje o trâmite que é
possível fazer no SAPL é apenas de acompanhamento, o ideal é ter um trâmite
de responsabilidade dos arquivos assim como o SPDO e o SEI fazem. O SPDO
infelizmente foi descontinuado, e o SEI, não entendo toda esta burocracia e
demora para conseguir.
>

Não estou acompanhando o desenvolvimento do SAPL, mas tem alguem
trabalhando nesse módulo (módulo de documentos administrativos)?

>
> Atenciosamente,
> Leandro Matos da Silva
> Técnico de Informática
> Câmara Municipal de Congonhas
> (31) 3731-1840 Ramal 201
>
>
>
> 3 de junho de 2019 18:55, "Piter" <
peterson.franca em primaveradoleste.mt.leg.br> escreveu:
>
> > Aqui em Primavera do Leste - MT também temos interesse em alguma
solução desse tipo, o SEI vi
> > muitas pessoas reclamarem,andei olhando o módulo de documentos
administrativos do SAPL, talvez
> > evoluindo um pouco possa atender esse tipo de demanda.
> >
> > Peterson Stamm França
> > Analista de Informática
> > Câmara Municipal de Primavera do Leste - MT
> >
> > 3 de junho de 2019 16:45, "Bruno S. Oliveira" <
bruno.oliveira em cmc.pr.gov.br> escreveu:
> >
> >> Olá pessoal,
> >> Nós da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também temos interesse nesta
> >> discussão.
> >>
> >> Possuímos hoje um sistema para trâmite das proposições mas estamos
> >> estudando sua substituição por um sistema de Processo Eletrônico
> >> incluindo certificação digital. Nestes estudos iniciais conversamos com
> >> o pessoal do TJ-PR, responsáveis pelo sistema Projudi, que indicaram
que
> >> pretendem abandonar a certificação digital de documentos pelos usuários
> >> e utilizar autenticação de dois fatores para criação/upload de
> >> documentos. Neste cenário a assinatura digital do processo será feita
> >> pelo Tribunal (através de seu e-CNPJ), simplificando bastante o
> >> processo.
> >>
> >> Hoje o pessoal da Câmara Municipal de Belo Horizonte entrou em contato
> >> conosco aqui na CMC nos fazendo a mesma pergunta do colega Leandro de
> >> Congonhas. Encaminhei a ele esta discussão e sugeri que entrasse nesta
> >> lista de discussão.
> >>
> >> Esperamos poder contribuir!
> >>
> >> ---
> >> Bruno S. Oliveira
> >> Diretoria de Informática
> >> Câmara Municipal de Curitiba
> >> +55 41 3350 4815
> >>
> >>> ---------- Forwarded message ---------
> >>> From: LEANDRO MATOS <leandromatos em congonhas.mg.leg.br>
> >>> Date: Fri, May 31, 2019 at 9:29 AM
> >>> Subject: Re: [gitec] Software de Tramitacao de Documentos Eletrônicos
> >>> To: Grupo Interlegis de Tecnologia <gitec em listas.interlegis.gov.br>
> >>>
> >>> Compreendo,
> >>>
> >>> No nosso caso já possuímos vários processos bem definidos, como
> >>> acredito que seja parecido para as demais casas legislativas.
> >>> De início não pretendemos adotar o software para todos os processos,
> >>> mas sim gradativamente, começando por rotinas mais simples como
> >>> requerimentos de férias e depois avançando para as demais. Intendo que
> >>> ainda sim, alguns trâmites sejam mais complicados adotar em 100%.
> >>> Com relação ao SPDO, já criei um ambiente de teste com ele, porém
> >>> quando se trata da assinatura dos documentos, eu teria que assiná-los
> >>> digitalmente para depois anexá-los ao sistema, já o SEI tem opção de
> >>> assinar via autenticação de login, o que diminuiria os custos com
> >>> contratação de certificado digital para vários servidores. Outra
função
> >>> que eu não me lembro bem se o SPDO tinha, mas no SEI há a
possibilidade
> >>> de criar documentos em um editor de texto incorporado na ferramenta,
> >>> inclusive se baseando em modelos, sem a necessidade de ficar anexando
> >>> documentos.
> >>> Estamos na expectativa de conseguir o SEI, mas pela demora estou
> >>> buscando outras soluções.
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> LEANDRO MATOS DA SILVA
> >>> Técnico de Informática
> >>> Câmara Municipal de Congonhas
> >>> (31) 3731-1840 Ramal 201
> >>>
> >>> 31 de maio de 2019 09:18, "Angelo Marcondes de Oliveira Neto"
> >>> <angelomarcondes em gmail.com> escreveu:
> >>>
> >>> Interessante,
> >>>
> >>> Se é por software, então isso significa que você já possui um método
> >>> para gerir o fluxo de papel físico e já sabe onde quer chegar com o
> >>> software.
> >>>
> >>> Por favor não me entenda mal. Este questionamento é apenas para
> >>> entender sua demanda e como você "almeja" lidar com esta.
> >>>
> >>> Pessoalmente já refleti várias vezes sobre como diminuir o fluxo de
> >>> papel, mas sem aumentar a carga de trabalho. Pois, por experiência no
> >>> setor contábil, o que acontece é justamente o contrário.
> >>>
> >>> Abraços
> >>>
> >>> Angelo Marcondes de Oliveira Neto
> >>> @uaigeek
> >>> +55 34 991414287
> >>> Carneirinho-MG
> >>>
> >>> Em qui, 30 de mai de 2019 14:28, Leandro Matos
> >>> <leandromatos em congonhas.mg.leg.br> escreveu:
> >>>
> >>> A demanda é por software mesmo.
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> LEANDRO MATOS DA SILVA
> >>> Técnico de Informática
> >>> Câmara Municipal de Congonhas
> >>> (31) 3731-1840 Ramal 201
> >>>
> >>> 30 de maio de 2019 12:36, "Angelo Marcondes de Oliveira Neto"
> >>> <angelomarcondes em gmail.com> escreveu:
> >>>
> >>> Leandro,
> >>>
> >>> Você já parou para refletir se a sua demanda é por software ou por
> >>> método?
> >>>
> >>> Abraços
> >>>
> >>> ANGELO MARCONDES DE OLIVEIRA NETO
> >>> angelomarcondes em gmail.com
> >>> (34) 9 9141 4287
> >>> Carneirinho - MG
> >>>
> >>> Em qui, 30 de mai de 2019 às 09:29, Leandro Matos
> >>> <leandromatos em congonhas.mg.leg.br> escreveu:
> >>>
> >>> Bom dia Pessoal!
> >>>
> >>> Aqui na Câmara Municipal de Congonhas estamos com uma demanda muito
> >>> forte de um sistema de Tramitação de Documentos Administrativos
> >>> Eletrônicos , queremos diminuir a quantidade de papel e ter maior
> >>> controle sobre os processos.
> >>> Pelo o que fiquei sabendo o SPDO foi descontinuado, e não consegui até
> >>> hoje achar nenhum outro bom software Open Source que faça esta função
> >>> bem feita. Já testei vários, inclusive o Alfresco, mas não gostei ou
> >>> não achei adequado.
> >>> Uma alternativa basteante viável seria o SEI - Sistema Eletrônico de
> >>> Informações, mantido pelo TRF4, porém já estamos a mais de um ano na
> >>> fila de espera para a concessão do software e até agora nada.
> >>> O SEI seria o ideal, porém devido a demora estou em busca de outras
> >>> alternativas, alguém da comunidade já utiliza algum software deste
> >>> tipo, ou saberia me indicar algum?
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> LEANDRO MATOS DA SILVA
> >>> Técnico de Informática
> >>> Câmara Municipal de Congonhas
> >>> (31) 3731-1840 Ramal 201
> >>>


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