[gitec] Problema no DNS reverso afetando e-mail [#591564]
Francisco Alberto R. Cavalcante
franberto em gmail.com
Segunda Janeiro 29 12:57:24 BRST 2018
Em 26 de janeiro de 2018 15:35, Francisco Alberto R. Cavalcante <
franberto em gmail.com> escreveu:
> Boa tarde,
>
> 1 - quando verificamos através da ferramenta http://dnscheck.pingdom.com/?
> domain=al.ac.leg.br, vemos vários erros;
> 2 - favor enviar nosso arquivo de zona para checarmos;
> 3- Usando o bind do linux, um exemplo do nosso dns, deveria ser mais ou
> menos assim (com os devidos hosts cadastrados aí)
>
>
> Configurando o DNS reverso para a rede al.ac.leg.br
>
> 1) Edita o arquivo /etc/resolv.conf adicionando as seguintes linhas:
> ----------------------------------------------
> zone "16.73.245.201.in-addr.arpa" {
> type master;
> file "/var/named/named.aleac.rev";
> };
> ----------------------------------------------
> 2) Criar o arquivo "named.aleac.rev" no diretório /var/named, com o
> seguinte conteúdo:
> ----------------------------------------------
> $TTL 604800
> @ IN SOA server-01.al.ac.leg.br. root.al.ac.leg.br. (
> 1 ; Serial
> 604800 ; Refresh
> 86400 ; Retry
> 2419200 ; Expire
> 604800 ) ; Negative Cache TTL
> ;
> @ IN NS server-01.al.ac.leg.br.
> 20 IN PTR webmail.al.ac.leg.br
> 21 IN PTR www.al.ac.leg.br
>
>
>
> ---------- Mensagem encaminhada ----------
> De: "Suporte SEIT" <suporte em interlegis.leg.br>
> Data: 26/01/2018 12:02
> Assunto: Re: Problema no DNS reverso afetando e-mail [#591564]
> Para: "Francisco Alberto R. Cavalcante" <franberto em gmail.com>
> Cc:
>
> -- não remover --
>
> [image: interlegis osticket.gif]
> *Prezado Francisco Alberto R. Cavalcante,* Boa tarde Francisco,
>
> O registro TXT foi adicionado na zona DNS. Em relação ao problemas com o
> envio de e-mails, como o servidor de e-mails de vocês é externo, não temos
> muito o que fazer além de adicionar os registros necessários na zona DNS,
> que aparentemente parecem estar corretos. Peço que nos envie todos os
> registros que devem estar contidos na zona para que seja verificado aqui no
> INterlegis se está tudo ok.
>
> Caso os problemas persistam, recomendamos o serviço de correio corporativo
> gratuito oferecido pelo Interlegis. Para solicitar esse serviço, é
> necessário que a Casa Legislativa envie um ofício assinado pelo seu
> Presidente pelo sistema de tíquete, disponível em
> https://suporte.interlegis.leg.br, com o tópico de ajuda: "Solicitação:
> Nova Hospedagem". Além disso, é necessário que a hospedagem DNS do domínio
> esteja no Interlegis.
>
> Modelos de ofício: https://colab.interlegis.leg.br/wiki/ModeloOficioEmail
>
> Equipe do Interlegis,
> ------------------------------
> *Esperamos que esta resposta seja suficiente para atender sua solicitação.
> Se não, por favor, não envie um outro e-mail. Em vez disto, entre em sua
> conta
> <https://suporte.interlegis.leg.br/view.php?auth=o1xw2aaaahvkmaaaiqVj1GWVLI2Qjg%3D%3D>
> para responder, e obtenha um histórico completo de suas solicitações de
> suporte.*
>
>
>
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Nome: interlegis osticket.gif
Tipo: image/gif
Tamanho: 5600 bytes
Descrição: não disponível
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