[gitec] Camera transmissão ao vivo

Júlio Rebelo juliorebelo em interlegis.leg.br
Sexta Fevereiro 23 11:54:16 BRT 2018

Paulo Sérgio,

Como você disse que não tem experiência no assunto vou iniciar de forma
bem simples.

A solução de transmissão ao vivo de sessões pode ser dividida nas
seguintes partes:

1 – Captação de vídeo (câmeras);

2 – Captação de áudio – a casa já deve ter um sistema de sonorização do
plenário e você precisará uma saída de áudio para o seu sistema de
transmissão, preferencialmente com controle de volume independente do da
sonorização -.

3 – Codificação de áudio e vídeo – geração do streaming que será
disponibilizado na internet -.

4 - Distribuição na internet – precisará de um servidor de distribuição
de streaming com boa capacidade de “upload” para a internet – usualmente
externo à CM.

Para a captação de vídeo uma solução de baixo custo é utilizar câmeras
de CFTV que disponha de recurso para gerar vídeo com resolução fullHD
(1080p, isto é, 1920x1080) com frequência de 30 fps, e com controle de
posição e zoom (PTZ – Pan, Tilt e Zoom). Existem dessas câmeras com
saída de vídeo por cabo e através de porta ethernet. Para uma instalação
mais simples sugiro a utilização das chamadas câmeras IP (saída de vídeo
em porta ethernet) com alimentação através do próprio cabo de rede
(PoE). As câmeras PTZ não precisam de um operador para cada câmera -
podem ser controladas por software e um único operador pode comandar
várias câmeras. Dependendo das dimensões do seu plenário você pode
precisar de câmeras com “zoom óptico” de 10 vezes (zoom digital introduz
perda de resolução na imagem). Resumindo: câmera IP, fullHD, 30 fps, com
PoE, PTZ e zoom óptico de 10x.

Quanto á captação de áudio, como suponho que já exista, só volto
aenfatizar à recomendação de que tenha controle de nível independente do
sistema de sonorização do plenário – plenário cheio demanda mais
potência de sonorização que um plenário com poucas pessoas enquanto que
a transmissão precisará do mesmo nível, independentemente da quantidade
de pessoas no plenário.

Para a codificação de áudio e vídeo (geração de streaming) existem
várias soluções, tanto em software livre como proprietário, muitas delas
já contemplando os recursos de seleção do sinal de vídeo, efeitos de
vídeo, inserção de imagens e marcas (com e sem transparência) e inserção
de caracteres. Utilizamos no INTERLEGIS o OBS Studio, da OBS Project, o
qual recomendamos e que provê também a gravação de áudio e vídeo.

O OBS Studio é uma solução multiplataforma que pode ser baixada de forma
completamente livre do site https://obsproject.com/pt-br/download.

Quanto à distribuição existem inúmeros serviços gratuitos, cada um com
suas características e políticas de uso. Sugiro que utilize uma que seja
uma distribuição do tipo adaptiva: compatível com as plataformas Linux,
Windows, Mac e com dispositivos móveis (plataformas Android e IoS). Uma
boa solução é o YouTube que já mantêm suas transmissões para acesso
posterior (sob demanda) é importante ressaltar que a política de
preservação de direitos autorais deles corta, automaticamente, a
transmissão no caso de veiculação de música e vídeos com direitos
autorais registrados e bloqueia o usuário, na primeira ocorrência, por
60 dias; na terceira ocorrência o usuário é bloqueado de forma definitiva.

Existem muitos outros detalhes que poderão ser esclarecidos
posteriormente, quando você iniciar a implantação do serviço.

Cordialmente,

Francisco JÚLIO Rebelo
Videoconferência
ILB/COTIN/SEIT