[gitec] Usuários com Login Social

Sexta Dezembro 21 17:07:08 BRST 2018

objetivamente: ainda não possui função.

um pouco de história... conceitualmente, não sei ao certo desde que versão
do sapl, existem os grupos de permissões:
operador_administrativo
operador_protocoloadm
operador_comissoes
operador_materia
operador_norma
operador_sessao
operador_painel
operador_geral

a mesma organização foi trazida para o 3.1 mas evoluímos na implementação
que iniciou-se julho de 2015 até outubro de 2016 sem
nos preocuparmos com formas de registar usuários, controles de permissões e
ou organização de grupos...

em 2016, tb em novembro, o engitec era o oitavo: Novas tecnologias para um
parlamento aberto e colaborativo...
vinhamos então discutindo essa temática ao longo de todo o 2016.

Na mesma época eu estava criando meu Portal, tb em django, que usa o sapl
não como um projeto mas como um app do framework django... implementei um
mapa de regras e agrupamento de papeis, além login social...
essa mesma solução eu trouxe para o SAPL, o que possibilitou um registro e
atualização de todos os papeis definidos como básicos dentro do SAPL já com
o controle embutido para todas as funcionalidades triviais (crud) criadas
de forma automática.

bom, o mapa de regras resolveu uma implementação que já estávamos
postergando a mais de um ano de projeto, só que não implementei o login
social deixei apenas o papel registrado e hoje ele aparece para vcs na
configuração de usuários...

mas qual a ideia dele?
Login social é a forma mais simples associar um usuário dentro de seu
sistema sem ter que implementar todo um esquema de auto- registro... é o
que muitos portais por aí tem feito... o chamado: "entre com facebook",
"entre com google"... meu portal é assim:
https://www.jatai.go.leg.br/login/ uso
isso tb na ouvidoria: https://www.jatai.go.leg.br/fale-conosco/ouvidoria

pois bem... o login social não andou ainda dentro do SAPL e, na verdade
hoje, devido as exigências do google e facebook por exemplo, seria
praticamente impossível o interlegis se responsabilizar pela colocação em
prática de todas suas casas legislativas com login social... veja: é um
processo moroso e unitário...

bem, mesmo que no futuro não venha a ter login social, podemos ter
auto-registro dentro do sapl, para quê? "parlamento aberto e
colaborativo... "

enquanto uma parte que estou mais diretamente ligado, a compilação ou, TAs
- Textos Articulados, advindo, naquela época, da ideia ainda embrionária do
wikilegis que hoje está dentro do e-democracia, planejamos para os TAs que
estes pudessem fazer o mesmo que o wikilegis, desde a proposição, passando
pelas matérias com suas emendas, até as normas jurídicas...

enfim, o grupo Usuários com Login Social, está aí tela de todos para
lembrarmos que precisamos fomentar nossas ferramentas rumo um "parlamento
aberto e colaborativo... "

Em sex, 21 de dez de 2018 às 15:52, Secretaria do Poder Legislativo de
Serafina Corrêa / RS <secretario em legislativoserafina.com.br> escreveu:

> Qual a função de "Usuários com Login Social" no SAPL?

att.

Leandro Roberto Silva

(64) 3636-0855  -  (64) 99995-3850