[gitec] SAPL 3.1 - MÓDULO MATÉRIA LEGISLATIVA

Quinta Setembro 28 08:48:36 BRT 2017

Olá Flávio,

ainda não é possível criar modelos pre-definidos para documentos... essa
solução está prevista, porém, não são só documentos existentes que são
aceitos. No sapl 3.1 existe os textos articulados que propiciam construção
de textos desde seu início e impressos através do sapl.

Como estão textos articulados no sapl:

   - Texto Articulado (TA) é a construção de textos normativos e/ou textos
   corridos estruturados ou não.
   - A construção é feita no próprio navegador dentro do sapl
   - TAs se ativado nas tabelas auxiliares, podem ser usados para:
      - publicar o texto dos documentos dentro do sapl e não só arquivos
      digitalizados e/ou com textos
      - fazer proposições que são convertidas em matérias quando recebidas
      em protocolo.
      - publicar matérias legislativas textualmente
      - publicar normas jurídicas textualmente com:
         - controle e lincagem de inclusão, alteração e revogação
         - links de vide e citado em.
         - notas explicativas com ou sem links internos e externos
         - notas explicativas pessoais, institucionais ou públicas
         - controle de publicação, republicação, retificação, etc.
      - TAs foi concebido para possuir qualquer estrutura de documento que
   são configuradas a partir dos perfis que:
      - Devido ao foco inicial de desenvolvimento da solução, só estão
      incluídos três perfis:
         - Construção de Texto jurídico seguindo as regras da Lei
         Complementar 95
         - Construção de Texto jurídico seguindo a LC95 mas com variações
         numéricas não previstas na LC95.
         - Construção de Projetos de Lei baseados na LC95 (a diferença
         basicamente é a inclusão da justificativa)
         - Construção de Requerimentos
      - Perfis são dinâmicos, podem ser criados a partir das configurações
      e na maioria dos casos não precisará de nenhuma estilização que já não
      exista e, se não existir, com poucos ajustes de CSS já estaria
disponíveis
      outros novos tipos de itens, que chamamos "Dispositivos" e seus tipos
      "Tipos de Dispositivos".
      - Perfil, portanto, é um conjunto de Tipos de Dispositivos que se
      relacionam em uma estrutura de permissão de um estar dentro do outro para
      começar a restringir e guiar a escrita de um documento.
         - Exemplo:
            - Faz parte dentre outros do Perfil LC95 dois tipos de
            dispositivos: Capítulo e Artigo. Estes não estão
simplesmente soltos pois,
            na solução, além de dizermos que esses dois tipos de
dispositivos fazem
            parte do perfil, dizemos também quem pode estar dentro de
quem, ou seja,
            dizemos para esses dois que Artigo pode estar dentro de
Capítulo, mas não o
            contrário.
         - "Perfis" são usados tanto na configuração de TAs quanto nas
      tabelas auxiliares fazendo referência a tipos de proposições para serem
      usados na rotina de proposição.
      - Para "Tipos de Dispositivos" e suas relações com "Perfis" não foram
      criadas interfaces e sua manutenção será possível, até que exista uma
      interface mais intuitiva, apenas pela tema de administração do Django em
      /admin.
   - SOBRE A CONSTRUÇÃO GUIADA:
      - Tudo apresentado acima é a base para a construção guiada, porém,
      esta ainda não está implementada.
      - A solução de construção guiada, que já chamamos de* Modelo de
      Textos Articulados*, será implementada nas próximas versões e, se
      depender apenas de mim, sem nenhuma outra colaboração, possivelmente na
      versão 3.2 do sapl prevista para 2018. Nela, que já possui rascunhos de
      modelagem, o usuário que criará modelos, poderá selecionar um perfil de
      documento e, criar uma estrutura apropriada de "Dispositivos"
obrigatórios
      ou opcionais, limpos ou com um texto padrão para que os "Autores" do
      sistema possam formular proposições baseadas nesses modelos configurados.

vou colocar esse texto na wiki do sapl 3.1 em
https://github.com/interlegis/sapl/wiki
Caso alguém queira replicar para o colab, sinta-se a vontade....