[gitec] [off] windows logon por biometria

Fabiano de Almeida informatica em telemacoborba.pr.leg.br
Quarta Maio 3 13:28:28 BRT 2017

Boa tarde,

Meu cenário atual ainda é ruim, basicamente cada um por si, e o admin por
todos.

Seguindo alguns direcionamentos que tive na formação CND que acabei de
concluir, pretendo estar revendo vários aspectos da rede.

Meus usuários são todos Windows (7, 8.1, e 10). Pensando em autenticação de
usuário, me ocorreu o comum par usuário+senha; porém como os usuários estão
habituados a usar os computadores livremente há resistência deles em
colocar senha e outras questões de segurança. Por isso penso que a
alternativa de uso da digital para autenticação seria mais fácil a
implantação.

Leitor de digital tem a questão que se o usuário se machucar já da
problema, por isto de minha pergunta se há como autenticar nos Windows
habilitado simultaneamente o tradicional usuário+senha e alternativamente a
biometria, deste modo caso a biometria falhe, tem o outro recurso.

Controlador de domínio com Samba 4 já é outra possibilidade...

@Angelo, apesar de meus usuários serem basicamente Windows, eu mesmo
utilizo linux. Por isto estou também desatualizado em vários aspectos
técnicos do sistema proprietário.

Cordialmente,

Fabiano de Almeida.

*Fabiano de Almeida*