[gitec] Presença em Sessão Representativa

Ricardo Aires Simas ricardoasimas em gmail.com
Quinta Fevereiro 16 15:59:24 BRST 2017

Prezad em s,

​Seguindo a sugestão do Claudio Morale, coloquei o Vereador como INATIVO. O
nome não apareceu na lista de presença da reunião, porém, quando o cidadão
visualiza o relatório de presenças o vereador aparece com uma sessão a
menos e, portanto, com 75% de frequência, como podemos ver na imagem anexa.

Ou seja, não resolveu o problema, pois mesmo estando inativo o vereador
ficou com falta.

Concordo com o Morale que o Vereador não estando na sessão não pode receber
presença. No entanto, o cálculo para o percentual de frequência deveria
levar em conta o número de sessões que o parlamentar aparece, pois se ele
estava inativo e não constava na relação de determinada sessão, esta não
poderia ser computado para o seu percentual de frequência.

Nas sessões ordinárias, TODOS os vereadores devem comparecer, mas nas
sessões representativas, apenas os líderes de bancadas.

Vamos usar uma analogia:
Na faculdade, os alunos Pedro, Maria e José estão matriculados nas 5
disciplinas do semestre. O aluno Mário está matriculado em apenas 4
disciplinas. O aluno Mário não comparecerá nas aulas desta quinta
disciplina e não terá falta, pois não precisa cursar esta disciplina.

Talvez seja uma solução muito trabalhosa a que vou apresentar, mas coloco
para apreciação:
Nas sessões ordinárias, temos a opção de cadastrar quem são os componentes
da Mesa Diretora (imagem anexa). Seria possível criar a possibilidade de,
quando for incluir (cadastrar) uma nova sessão plenária, ao escolher um
outro TIPO, que não seja Sessão ORDINÁRIA, possibilitasse incluir quais
vereadores comporão esta sessão.

Além disto, nas linhas de código que computam a presença dos vereadores,
seria necessário efetuar a verificação de QUANTAS reuniões o vereador foi
cadastrado (ordinárias + outras) para calcular o percentual de presença.

Escrevi demais, mas espero que consiga me fazer entender.

Abraço.

*Ricardo Aires Simas*