[gitec] Atas

Giovana Rodrigues giovana.divcol em gmail.com
Sexta Abril 15 09:04:20 BRT 2016

Olá, Luis Carlos,

Sou da opinião de que nossas reuniões devem ser registradas em atas breves,
em notas taquigráficas e em suportes multimidiáticos.

No meu cotidiano de trabalho, tenho visto atas longas, com “reprodução” de
trechos de falas totalmente dispensáveis e, muitas vezes, não
correspondendo ao que foi dito ou carregada do sentimento do servidor que a
elabora. As notas taquigráficas resolveriam esse problema, na medida em que
são transcrições na íntegra do que se tenha falado na reunião, e
permitiriam textos de atas mais enxutos.

De qualquer forma, temos recursos tecnológicos que nos possibilitam
registrar a íntegra das falas, o que nos permite pensar, inclusive, em
avançar para um modelo de ata multimidiática: um texto breve, ordenado
cronologicamente, dividido em partes correspondentes às partes da reunião,
que enumere: a composição da mesa dos trabalhos; os documentos apreciados,
os documentos recebidos e os encaminhamentos apreciados, com os respectivos
resultados; a citação de outros temas tratados na reunião e os nomes dos
oradores que os discutiram; lista de presentes e a indicação de algum outro
fato relevante. Este texto pode conter *links* para o vídeo ou áudio das
diferentes partes da reunião e para os pronunciamentos nela ocorridos; ou
seja, seria suficiente para disponibilizar o conteúdo da reunião na
íntegra, de forma facilitada. Não sei se alguma Casa já implementa um
modelo semelhante.

Esta é a minha divagação para o momento. rs.

Abraço,

Giovana

Giovana de Sousa Rodrigues - Redatora
SECRED/DIVCOL/DIRLEG
Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH
(31) 3555-1309
giovana.divcol em gmail.com
giovana em cmbh.mg.gov.br