[gitec] DocumentosSapl.fs crescendo vertiginosamente - impossibilidade de compactação (PACK)

adriano-gomes em camaranh.rs.gov.br adriano-gomes em camaranh.rs.gov.br
Terça Outubro 6 14:59:22 BRT 2015

On Mon, Oct 05, 2015 at 03:31:47PM -0300, celso magela de almeida wrote:

> Uma das soluções sugeridas foi a troca das pastas para Btreefolder2.

BTreeFolder2 é apenas uma pasta mais eficiente em armazenar documentos
do que a Folder original. Resolve o problema da lentidão, mas acho que
não tem relação com o problema das datas no futuro relatado abaixo.

> [...]
> partir do zero, a data foi usada aparentemente em mais de uma instalação
> feita.  Na máquina de testes ela também está sendo aparecendo em novos
> documentos, inclusive nas novas pastas Btreefolder2. A única coisa que
> essas máquinas possuem em comum é o banco.
>
> 2-Mensagens no log começaram a aparecer toda vez que o sistema travava:
> “ CRITICAL ZODB.FileStorage
> /var/interlegis/SAPL-2.5/instances/sapl25/var/DocumentosSapl.fs Database
> records 548203165 seconds in the future”. Calculei quando seria esses
> 548.203.165 segundos no futuro e bate com a data de 17-02-2033.

Humm, isso é estranho mesmo...

Apenas um comentário, uma forma prática de calcular:

$ date -d 'now + 548203165 seconds'

ou:

$ date -d '548203165 seconds'

> Agora só precisamos descobrir porque essa data está sendo usada pelo
> sistema e como fazer para alterar a data dos arquivos criados com a data
> de  17-02-2033 para uma data atual.

Talvez estes scripts possam ajudar:
/var/interlegis/SAPL-2.5/Zope-2.9/bin

> Acredito que o tutorial para corrigir o ContentType :
> https://colab.interlegis.leg.br/wiki/SaplCorrigirContentType não irá
> corrigir a data, mas pergunto:
>
> É possível usá-lo para alterar também a data dos documentos???

Não sei. Talvez, se houver uma forma de adaptar a seguinte linha do
script tipos.py para usar uma possível propriedade, se houver, que
represente a data do documento:

item.manage_changeProperties(REQUEST=None, content_type=mime_type)

Talvez você queira tentar isso:
http://www.mail-archive.com/zodb-dev@zope.org/msg03916.html

Seguido disso:
http://stackoverflow.com/questions/8883805/zope-zodb-filestorage-data-fs-doesnt-pack-enough