[gitec] Instalação correta do Portal Modelo 3.0

Rafael Rodrigues Sponhardi rafaelsponhardi em hotmail.com
Sexta Junho 6 16:20:05 BRT 2014

Bom pessoal, através desse guia eu tentarei ajudar o máximo possível as pessoas que estão enfrentando problemas ao instalar o Portal Modelo 3.0.Quero já deixar um ponto positivo, que foi a melhora na instalação, por ser mais rápida e fácil do que esperava mesmo estando em Alpha.
Primeiramente, é preciso saber que a atual versão que sana todos os problemas e que estou utilizando, é o Ubuntu Server 14.04 64bits. Disponível no seguinte link:
--> http://www.ubuntu.com/download/server/thank-you?country=BR&version=14.04&architecture=amd64
E por que? É simples, o portal precisa do python 2.7 e principalmente da libxml2-2.9.0, esta, presente no ubuntu 14.04.
A instalação do Ubuntu é a padrão (seleciono apenas instalar OpenSSH Server e mais nada), e estando com ele pronto e na rede, vamos fazer as atualizações:
MySQL --> sudo apt-get install mysql-server
libmysqlclient-dev --> sudo apt-get install libmysqlclient-dev
Demais dependências --> sudo apt-get install build-essential zlib1g-dev libjpeg62-dev libssl-dev libxml2-dev libxslt1-dev libldap2-dev libsasl2-dev libfreetype6-dev libbz2-dev libreadline6-dev readline-common python-dev python-imaging python-setuptools python-docutils xlhtml xpdf xsltproc ppthtml pdftohtml poppler-utils wv unzip
#Como eu sempre faço tudo pelo SSH Secure Shell do meu windows, não consigo acessar o server utilizando o "root"  (não sei se é a nova versão do ubuntu ou algo do tipo), acesso com o usuário básico e inicial do ubuntu, claro que isso não vai atrapalhar em nada, você deve apenas colocar "sudo" no código.
Agora instalando o portal:
1. Fazer o download do pacote (recomendo baixar em um desktop e utilizar o SSH Secure Shell para se conectar e jogar o arquivo na pasta "/root" do servidor.
--> http://ftp.interlegis.gov.br/interlegis/produtos/portalmodelo/versao3.0/PortalModelo-3.0a16-UnifiedInstaller.tgz
2. Entrar no diretório /root e utilizar o comando: tar -zxvf PortalModelo-3.0a16-UnifiedInstaller.tgz
#Com isso ele irá extrair os arquivos.
3. Entre na pasta do instalador com o comando: cd PortalModelo-3.0a16-UnifiedInstaller
4. Escolha a opção standalone (todos os arquivos no mesmo servidor) OU zeo para espalhados.
--> sudo ./install.sh standalone
--> sudo ./install.sh zeo
5. Ao fim, anote a senha do manage.
6. Vá com o SSH Secure Shell em modo "transfer window" na pasta onde está o arquivo README.html e salve no desktop. Ao abrir, ele mostrará os comandos para iniciar/stompar e os arquivos a serem configurados (caso você queria ou necessite)
--> Porta padrão é 8180 (pode também adotar a 8181)--> http://seu-ip:8180/portal ou /manage.
Com acesso "admin" e no portal, no canto superior direito tem o usuário atual, clicando nele, 3 linhas iram abrir.Para configurar o portal, clique em "Configurações do Portal".
Bom, acho que é isso, qualquer coisa nova ou erro que encontrar eu compartilho.
#Instalador 100%#Manage 100%#Configuração do portal 100%#Windowz e redirecionamento 100%
Os links foram retirados de:https://colab.interlegis.leg.br/wiki/HOWTO-InstalarSAPL25Ubuntuhttps://colab.interlegis.leg.br/wiki/PortalModelo30www.ubuntu.com/download/server

Att. Rafael Rodrigues Sponhardi