[gitec] plataforma de rede

Luiz Carlos - SoftSul Solutions luiz em softsul.eti.br
Quinta Agosto 15 17:39:37 BRT 2013

Boa tarde Tere,

Grandes e boas recordações da Novell ! Éramos felizes e não sabíamos :)

Sobre seu questionamento vai minha humilde sugestão:

** Melhor rede é a rede que tem suporte disponível **
Não adianta ter um ótimo sistema operacional, ótimos servidores, ótimos
dispositivos e não ter pessoal capacitado para gerenciar.

Temos colocado em diversas câmaras em que atendemos, servidores Linux
baseado em distribuição CentOS. Compartilhamento em Samba com ingresso em
domínio. Uma pequena minoria que ainda insistem em usar aplicações pagas
presas a MS são as que mais nos geram chamados.

Quanto a desilusão com Samba no passado, creio que apenas vocês eram mal
assessorados, por isso a experiência ruim, pois o samba é uma ótima e
poderosa ferramenta quando bem administrada.
Alguns recursos interessantes:
* Gestão de lixeira via administrador
* Gestão de logs (exclusões, alterações, inclusões, acessos...)
* Gestão de grupos/usuários (melhor que a própria MS)
* Integração de ferramentas para acesso remoto de arquivos/documentos
e tantas outras...

Luiz Carlos Piccinin
Centro de Monitoramento e Auditoria/NOC
LPI-1/2 - UAC/UBNT