[gitec] Urgente Portal Modelo

Fernando Lucas Pinto flucas em interlegis.leg.br
Terça Setembro 25 12:04:17 BRT 2012

Prezada Adriana,

Para aumentar o tamanho da VM, veja o site:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/VirtualBox-Como-aumentar-o-tamanho-do-HD-virtual

Após a aumentar o espaço, é bom remover os espaços em branco da VM.
 Acesse a VM e digite os comandos:

 #sudo su
 #dd if=/dev/zero of=EMPTY bs=1M
  #rm -f EMPTY
 #poweroff

Agora que a VM foi desligada é necessário compactar:
  Vá para a pasta onde está o arquivo da VM   .vdi
    #vboxmanage modifyhd nome_arquivo.vdi compact

PS.: ANTES DE FAZER OS PROCEDIMENTOS ACIMA, FAÇA CÓPIAS DE SEGURANÇA DA VM
          #vboxmanage clonehd nome_arquivo.vdi  nome_arquivo_clone.vdi

Atenciosamente
Fernando Lucas
Interlegis - SSTIN/SPDT