[gitec] [Sugiro] Nome para a Rede Social Legislativa ->Mongaba!!!!!!

Roberta Schuster robertaschuster em yahoo.com
Sábado Setembro 1 17:27:37 BRT 2012

Amigos do Gitec!
É a primeira vez que posto algo no grupo e espero, sinceramente, que não se zanguem, pois já percebi que a grande maioria gostou do nome Mongaba, entretanto, não resisti.
Desculpem a sinceridade mas, embora Mongaba pareça mais significativo e repleto de justificativas louváveis, não soa muito bem (minha opinião) e, tratando-se de internet que, como muito salientou meu amigo Hélio Teixeira, "é cada vez mais uma 'layer atop' (uma camada em cima) da nossa realidade cotidiana", o nome Mongaba não combina, parecendo retrógrado inclusive.
Eu acredito que o nome escolhido precisa, acima de tudo, de muita sonoridade, além de ser um nome "fácil" de lembrar, guardando um certo "link" com a palavra "Legislativo".
Se é preciso votar então... Voto pelo "CIBERLEGIS", sem embargo de opiniões divergentes (como costumo dizer em meus pareceres jurídicos).
Abraços a todos e excelente final de semana!
Roberta

Roberta Schuster
Procuradora Jurídica - São Jerônimo, RS
OAB/RS 71.319
Rua Luiz Justino Müller, n.º 48, Bela Vista, São Jerônimo, RS. CEP 96700-000.
Fone/fax: (51) 3651-1648. Celular: (51) 9707-3568.
robertaschuster em yahoo.com

________________________________
 From: Hélio Teixeira <heliolteixeira em gmail.com>
To: Grupo Interlegis de Tecnologia <gitec em listas.interlegis.gov.br>
Sent: Friday, August 31, 2012 8:52 PM
Subject: Re: [gitec] [Sugiro] Nome para a Rede Social Legislativa ->Mongaba!!!!!!

Olá JB, tudo bem?

Em primeiro lugar gastaria de elogiar a maneira polida e democrática
com a qual você habilmente defende a sua sugestão. Acredito que a
nossa Comunidade só tem a crescer quando temos a oportunidade de
debater, em alto nível, questões como esta.

Dito isto, gostaria de fazer alguns comentário sobre o nome sugerido
pelo JB Góis: CIBERLEGIS.

Tenho algumas importantes ressalvas ao nome CIBERLEGIS (ou CYBERLEGIS,
como queiram).

É importante lembrar a metáfora que sustenta o prefixo "Cyber" (apesar
dela ter sido muito útil por décadas) há algum tempo já é considerada
ultrapassada quando usada em contextos sociais mediados pelas
tecnologias digitais.

Vou dar um exemplo mais prático. O prefixo CYBER foi cunhado numa
época onde a internet era um "lugar para onde ir" (foi daí que surgiu
a noção de CIBERESPAÇO, por exemplo). Essa metáfora do "lugar para
onde ir" não faz mais sentido nos dias de hoje, onde a ubiquidade das
tecnologias móveis e a chamada "internet das coisas" estão
reescrevendo as regras que definem a relação entre informação, lugares
e a nossa vida cotidiana.

A internet não é mais "um lugar para onde ir", ela é cada vez mais uma
"layer atop" (uma camada em cima) da nossa realidade cotidiana. A
Internet está se tornando cada vez mais "penetrante" em nosso
cotidiano, sobretudo quando ela se "move para fora" dos desktop's e
das telas em geral, e torna-se "embutida" nas coisas, espaços e
mentes. Assim, a metáfora do CIBERespaço simplesmente deixou de fazer
sentido.

Além disso, é importante evitarmos as chamadas "metáforas
tecnológicas" (Cyber+"alguma coisa", "alguma coisa"+BOOK, etc) para
nominar a nova rede social.

As tecnologias e metáforas que as sustentam hoje, podem ficar
obsoletas em pouco tempo. E até soarem anacrônicas.

Um fato que aconteceu com um amigo muito próximo ilustra muito bem o
que eu quero dizer. Esse meu amigo tinha uma loja que vendia máquinas
de datilografia (quando esses dispositivos tecnológicos era o que
existia de mais avançado para a produção de documentos escritos). Ele
colocou o nome de COLIVETTI em sua loja (em alusão à então empresa
líder, hoje falida, do mercado de máquinas de datilografar). Não
preciso dizer que ele teve que mudar o nome da empresa quando ele
passou a vender computadores, né? rsrs

Portanto, aqui vai mais um argumento pró MONGABA. Mesmo que amanhã a
internet e a própria tecnologia digital, tornem-se obsoletas e sejam
substituídas por outras tecnologias, o ser humano vai continuar
"REUNINDO-SE PARA FALAR", mesmo que seja no sentido metafórico do
termo.

Grande abraço

--
Hélio Teixeira