[gitec] Diferencas nas definicoes das tabelas do SAPL 2.5 recem instalado e depois de migrado do 2.1

Adriano Rafael Gomes adriano-gomes em camaranh.rs.gov.br
Sexta Outubro 5 09:04:28 BRT 2012


Olá, lista!

Estou migrando nosso SAPL, da versão 2.1 para a versão 2.5. Vou fazer o
processo duas vezes: a primeira para aprender como fazer, e a segunda será
para valer (espero). A primeira migração, de testes, aparentemente já deu
certo. A segunda migração ainda não fiz.

Acontece que percebi diferenças entre as definições das tabelas das
versões "2.5 recém instalada" e "2.5 migrada da 2.1". A minha dúvida é
quais dessas diferenças podem ser ignoradas e quais devem ser corrigidas.

== A definição das tabelas da versão "2.5 recém instalada" foi extraída
assim: ==

1. Instalei o SAPL 2.5, conforme este how-to:
http://colab.interlegis.leg.br/wiki/HOWTO-InstalarSAPL25Ubuntu

Embora o how-to seja para Ubuntu, funcionou corretamente no Debian 6.0
Squeeze do meu servidor.

2. Executei:
mysql -u sapl -p interlegis --no-data > schema25.sql

O arquivo schema25.sql contém a definição das tabelas da versão "2.5 recém
instalada".

== A definição das tabelas da versão "2.5 migrada da 2.1" foi extraída
assim: ==

1. Parti da instalação do SAPL 2.5 recém feita no passo anterior e de um
backup das tabelas do meu SAPL 2.1.

2. Segui o roteiro do Luciano de Fázio, que funcionou perfeitamente:
http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2012-September/038183.html

A única exceção é que obtive o seguinte erro:
$ mysql -u root -p interlegis < sapl23_alter16072010.sql
ERROR 1075 (42000) at line 17: Incorrect table definition; there can be
only one auto column and it must be defined as a key

Tal erro foi corrigido recriando a tabela "ordem_dia_presenca", conforme:
http://colab.interlegis.leg.br/wiki/HOWTO-Migracao23-24

3. Executei:
mysql -u sapl -p interlegis --no-data > schema25-21.sql

O arquivo schema25-21.sql contém a definição das tabelas da versão "2.5
migrada da 2.1".

== Diferenças ==

Analisei as diferenças entre os arquivos schema25.sql e schema25-21.sql e
as classifiquei assim:

1. Há uma tabela chamada "andamento_sessao" que somente existe no
schema25-21.sql e que não contém nenhuma linha de dados. Acredito que tal
tabela "andamento_sessao" possa ser destruída sem problema. Correto?

2. Houve alteração na ordem das colunas de várias tabelas, por exemplo, na
tabela chamada "anexada". As colunas mudaram de "cod_materia_anexada,
cod_materia_principal" para "cod_materia_principal, cod_materia_anexada",
por exemplo. Isso poderá causar problemas se os comandos SQL "insert" não
especificarem os nomes das colunas a serem inseridas, mas forem passados
valores por posição. Correto?

3. No caso 2, acima, as colunas que mudaram também são a chave da tabela.
Isso pode dar problema?

4. Várias colunas não têm a cláusula de valor "DEFAULT", como pode ser
visto na própria tabela "anexada".

5. Há diferenças na definição das "KEY" de várias tabelas, como pode ser
visto na tabela "autor".

6. Na tabela "protocolo", sobram as colunas "cod_documento, cod_materia"
na versão migrada da 2.1.

7. Na tabela "sessao_plenaria_presenca", falta a coluna
"cod_presenca_sessao" na versão migrada da 2.1.

Os arquivos schema25.sql e schema25-21.sql estão anexados a esse e-mail.
Para visualizar as diferenças, usei os programas diff e meld.

Quaisquer comentários serão altamente apreciados :-)

Obrigado!

-- 
Adriano Rafael Gomes
Analista de Suporte
Câmara Municipal de Novo Hamburgo
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : sapl25.sql
Tipo  : text/x-sql
Tam   : 59183 bytes
Descr.: não disponível
Url   : http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/attachments/20121005/dc01b58a/attachment-0002.bin 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : sapl25-21.sql
Tipo  : text/x-sql
Tam   : 60013 bytes
Descr.: não disponível
Url   : http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/attachments/20121005/dc01b58a/attachment-0003.bin 


Mais detalhes sobre a lista de discussão GITEC