[gitec] Discussão - Porque utilizar outros CMS ao invés do Portal Modelo?

Informática Câmara Paraguaçu Paulista informatica em camaraparaguacu.sp.gov.br
Quarta Maio 2 10:15:13 BRT 2012

Bom dia a todos.
Chegando do feriado, meio sonolento ainda, me deparei com esse tópico.

Dito popular: "O que seria do *Vermelho* se todos preferissem o *Azul*?"

E se invertermos a questão?
Porque utilizar o Portal Modelo em vez de outro CMS Livre?

Gosto de CMS e gosto de carros também, portanto, façamos um senso.

Quantas Casas possuem Porshes ou Maseratis como carros oficiais e quantas
possuem sedans de porte médio?
A propósito, a Porshe do Brasil usa Joomla! http://www.porsche.com.br/

Mas já que o assunto é Casa Legislativa, a Câmara de São Paulo também usa
Joomla! http://www.camara.sp.gov.br

Sabem o que isso significa? NADA

Falando sério agora

Aqui em Paraguaçu Paulista não utilizamos o PM por uma questão técnica de
quem está à frente da TI, eu...=)
Estou familiarizado com a tríade Apache+PHP+Mysql desde os tempos de
faculdade, para implantar algo com Zope e Plone teria que aprender tudo
novamente e não havia tempo.
Acredito que o fato de Joomla! e Wordpress serem softwares livres se
sobrepõe ao puro e simples fato de não serem exatamente a tenologia adotada
pelo Interlegis para basear seus produtos.

A beleza do universo do software livre está também nessa diversidade, a
beleza da liberdade está no caos, pra mim se é livre está perfeito.
Seria diferente se alguém aparecesse na lista pregando a utilização de .NET.

Quando o assunto é sistema de gestão de processo legislativo penso que o
SAPL é definitivamente a melhor e mais completa solução existente, e
acredito que seja a única solução livre.

Mas quando o assunto é portal institucional, definitivamente o PM e o Plone
não são a única solução, não são a única solução livre, não são as que
possuem maior comunidade ativa, não são as que possuem a maior quantidade
de material disponível na internet, e portanto não existe motivo para
apontá-las como "solução ideal".

Concordo com o Jean quando diz que o fato de as Casas serem estimuladas a
se modernizar é mais importante que a utilização desta ou daquela
ferramenta.
Mas defendo fortemente a utilização de software livre, isso sim é que deve
ser levado sempre em consideração.

Forte abraço a todos.

Em 30 de abril de 2012 13:04, Angelo Marcondes de Oliveira Neto <
angelomarcondes em gmail.com> escreveu:

> Caleb,
>
> A temática do tópico é
> Porque utilizar outros CMS ao invés do Portal Modelo?
> Assim, creio que estamos indo no caminho certo.
> *
> *
> Abraços
>
> UaiGeek - Angelo Marcondes de Oliveira Neto. <angelomarcondes em gmail.com>
> Blog do UaiGeek  <http://uaigeek.blogspot.com>
> Carneirinho - MG <http://pt.wikipedia.org/wiki/Carneirinho>
> [...]

João Rafael Gregório
Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista
Agente de Informática

Blog: http://rafagregs.blogspot.com

*"Winners don't use drugs, use FreeSoftware"*